Pesquisa e Inovação

Livro de Carlos Antonio Leite Brandão revela atualidade de tratado do século 15

Documento aborda questões da arquitetura e urbanismo

dfgfdgfdg
Detalhe da capa

O professor Carlos Antonio Leite Brandão, da Escola de Arquitetura da UFMG, dedica-se, há vários anos, ao estudo do pensamento do humanista italiano Leon Battista Alberti (1404-1472). Em seu mais novo livro, ele mostra a aplicação na contemporaneidade do tratado sobre arquitetura e urbanismo De re aedificatoria, um dos textos mais importantes do Renascimento.

Em Arquitetura, humanismo e República: A atualidade do 'De re aedificatoria', lançado pela Editora UFMG, Cacá Brandão utiliza abordagem transdisciplinar e transtemporal para investigar alguns dos principais operadores do tratado albertiano, como a razão, o sentido e os fundamentos antropológicos dos projetos e das construções.

De acordo com o texto de apresentação do livro, o autor põe esses elementos “em diálogo crítico com o modo atual de pensar e produzir tanto cidades, lugares e edifícios quanto nós mesmos, como indivíduos e cidadãos, a sociedade, as instituições e a res publica na qual compartilhamos uma origem e um destino comuns e o desejo de uma vida melhor, mais feliz e mais justa”. Ele também revela, sob a luz da obra de Alberti, os equívocos de alguns dos principais pressupostos da arquitetura e do urbanismo recentes.

Doutor em Filosofia, Carlos Antônio Leite Brandão é pesquisador do CNPq e professor titular de história e teoria da arquitetura, da cidade e da arte da Escola de Arquitetura da UFMG. Foi diretor da unidade e do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (Ieat). Publicou, pela Editora UFMG, A formação do homem moderno vista através da arquiteturaQuid Tum? O combate da arte em Leon Battista AlbertiAs cidades da cidadeA república dos saberes e Na gênese das racionalidades modernas: em torno de Alberti.

Livro: Arquitetura, humanismo e República: A atualidade do De re aedificatoria
De Carlos Antônio Leite Brandão
Editora UFMG
272 páginas / R$ 47 (preço de capa)