Pesquisa e Inovação

Livro discute as influências da linguística aplicada no ensino do português

Obra de autoria de professoras da UFMG e do Cefet-MG terá lançamento on-line nesta segunda, dia 10

Livro 'Linguística aplicada: ensino de português'
Livro 'Linguística aplicada: ensino de português' Imagem: Reprodução de capa

Nesta segunda-feira, dia 10, às 19h, será lançado de forma virtual o livro Linguística aplicada: ensino de português (Editora Contexto), escrito pelas professoras Carla Viana Coscarelli, da Faculdade de Letras da UFMG, e Ana Elisa Ribeiro, do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). O lançamento poderá ser acompanhado pelo canal da editora no YouTube (veja abaixo). O bate-papo será mediado pelo professor Gilcinei Teodoro Carvalho, diretor do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação (FaE).

As conversas entre o mediador e as autoras terão como foco as relações entre o ensino do português e a Linguística Aplicada (LA), campo em que se busca compreender os usos das linguagens e o modo como elas são adquiridas e aplicadas para resolver os problemas e as situações da vida cotidiana. “A LA está ocupada das questões sociais, e isso quer dizer muita coisa”, provocam as autoras na apresentação do volume. Repleto de exemplos e atividades, o livro apresenta uma cronologia do desenvolvimento desse campo da linguística e mostra como ela influenciou e segue influenciando as concepções de educação e, mais especificamente, o entendimento de como deve ser o ensino de português nas escolas.

“Neste livro, pretendemos fazer um breve apanhado da história da LA e de sua relação com o ensino de língua materna, no caso, o português em contexto brasileiro, chegando aos dias atuais, em que continuamos a discutir: o que é o ensino de língua materna e sua história; como ele se dá e como os documentos oficiais do país recomendam que ele seja executado hoje; as relações entre língua, texto, discurso, gêneros discursivos ou textuais, domínios discursivos, gramática etc. E ainda as relações não menos importantes entre textos, discursos e tecnologias, elementos que afetam a leitura e a escrita, focos maiores das preocupações de estudiosos e estudiosas, embora a oralidade tampouco deva escapar dessas preocupações”, anotam as autoras na apresentação do volume.

Organização
Entre essa apresentação e a seção final do livro (em que a bibliografia mobilizada para o estudo é comentada), o volume se organiza em cinco capítulos.

No primeiro, Linguística Aplicada e ensino de língua materna, é apresentado um panorama histórico do campo e de sua influência no Brasil, em especial para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa; no segundo capítulo, Ensino de língua materna: gramática, texto, gênero, o foco está nas concepções e definições de aspectos como texto, textualidade, discurso, gêneros, tipos textuais e textualização. No terceiro, Tecnologias digitais, textos e ensino, são abordadas “as relações entre alfabetização, letramento e multiletramentos, a Base Nacional Comum Curricular, os estudos sobre hipertexto, a multimodalidade, as relações entre cultura impressa e cultura digital, o navegar e o ler, as TDIC [tecnologias digitais da informação e da comunicação] na produção de textos e, claro, as avaliações (provas e outros instrumentos)”, dizem na apresentação. No quarto capítulo, as autoras tentam responder à pergunta O que é ensinar língua materna hoje? Por fim, no quinto, denominado Língua e linguagens para o presente e o futuro, Carla Coscarelli e Ana Elisa Ribeiro retomam a história das transformações da educação brasileira e investigam a missão dos professores de língua nesse cenário.

“Dedicamos alguns parágrafos para as linguagens, o presente e o futuro do ensino de português no Brasil, em especial depois da experiência importante com o ensino remoto emergencial e a pandemia da covid-19, que forçosamente levou a um debate renovado sobre modos de ensinar e aprender leitura e escrita nas disciplinas de Língua Portuguesa/Português/Redação, ainda que as práticas pós-emergenciais não tenham sido radicalmente alteradas”, explicam.

Livro: Linguística aplicada: ensino de português
Autoras: Carla Viana Coscarelli e Ana Elisa Ribeiro
Editora Contexto
128 páginas | R$ 39,90 

Ewerton Martins Ribeiro