Notícias Externas

Livro lista os “500 Melhores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos”

Projeto reúne 162 especialistas ligados à produção musical e já é considerado o maior guia já feito sobre a produção de discos no Brasil

.
. Instagram @podcastdiscotecabasica

A música brasileira é riquíssima em cantores, intérpretes e compositores, isso não é segredo para ninguém. Mas como selecionar quais são os melhores álbuns de todos os tempos? Em 2003, a Revista MTV Music Television fez essa pergunta para 52 jornalistas, artistas e analistas da área musical e “Tropicalia Ou Panis Et Circencis”, de Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé ficou na liderança. Em 2007, em uma nova curadoria, a revista Rolling Stone Brasil viabilizou a lista com os 100 maiores discos brasileiros, e “Acabou Chorare'', de 1972, dos Novos Baianos, ficou em primeiro lugar. Agora, em 2022, vamos para uma lista com os “500 Melhores Álbuns Brasileiros de Todos os Tempos”, que será lançada em formato de livro. O projeto já é considerado o maior guia já feito sobre a produção discográfica brasileira, com um júri de 162 especialistas ligados à produção musical. Para mais informações acesse o Instagram: @podcastdiscotecabasica. E qual será o álbum no topo da lista? 

Para saber a resposta e sobre o projeto, o programa Noite Ilustrada conversou o idealizador do livro, jornalista, ex-diretor das revistas Bizz e Trip, escritor e diretor de documentários e atualmente editor e produtor do podcast Discoteca Básica, Ricardo Alexandre.

Ouça a conversa com o apresentador Luiz Fernando Freitas.

Produção: Guilherme Thomaz e Clarice Filgueiras, com orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória