Notícias Externas

Livro “O Casulo Dandara” narra a história de Dandara dos Santos

Publicada por Vitória Holanda, policial responsável pelo caso e amiga de infância de Dandara, a biografia busca mostrar Dandara como mais que uma vítima de um crime

O Casulo Dandara, de Vitoria Holanda
O Casulo Dandara, de Vitoria Holanda Imagem: Divulgação/ William Barros

O caso Dandara dos Santos chocou o mundo em fevereiro de 2017, quando a travesti Dandara Kettley foi torturada, espancada e executada em Fortaleza. O crime chocante ganhou outra dimensão por ter sido filmado e distribuído nas redes sociais, exibindo o cruel e injustificável tratamento dado a ela. Buscando dar a Dandara Kettley mais do que uma série de reportagens sobre o seu assassinato, muitas vezes acompanhadas das imagens brutais, a policial responsável pelo caso e também sua amiga de infância, Vitória Holanda escreveu O Casulo Dandara

O livro foi escrito com a intenção de fazer de Dandara mais que um corpo ou um crime, mas uma pessoa com sonhos, encantos e sentimentos. Ele percorre desde as memórias de infância no Conjunto Ceará, localizado na Grande Fortaleza, onde conheceu Dandara, até a execução e a repercussão do crime.

Outros projetos para construção da memória de Dandara seguem dando frutos. Além do monumento em homenagem a ela, intitulado Máquina de sonhos: Dandara, em Tribeca, nos Estados Unidos, Dandara será a primeira travesti a dar nome a uma rua no estado do Ceará.

Para saber mais sobre o livro O Casulo Dandara, o programa Universo Literário conversou com a policial e escritora Vitória Holanda. 

Ouça a conversa com Michelle Bruck

Produção: Rodolfo Morais e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória e Jaiane Souza

Publicação: Alexandre Miranda