Arte e Cultura

Livro reúne ensaios sobre as 'narrativas de Kafka em tempos sombrios'

​Organizada por Elcio Cornelsen, da Fale, e Ewerton Martins Ribeiro, do Cedecom, obra homenageia o autor de 'A metamorfose' no âmbito do centenário de sua morte

Livro 'Vida em tempos sombrios: narrativas de Franz Kafka'
Livro sai pelo Laboratório de Edição da FaleImagem: Reprodução de capa

Acaba de ser publicado pelo Laboratório de Edição (Labed) da Faculdade de Letras (Fale) o livro Vida em tempos sombrios: narrativas de Franz Kafka. A obra foi organizada por Elcio Cornelsen, professor da Fale, e Ewerton Martins Ribeiro, escritor e jornalista do Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG. O volume pode ser baixado gratuitamente no site do Labed.

Franz Kafka (1883-1924)
Franz Kafka (1883-1924): narrativas de um mundo em criseFoto: Kafka Museum (https://kafkamuseum.cz/)

Composto por uma apresentação dos organizadores e 11 artigos sobre a inquietante obra do autor tcheco-judeu-áustro-húngaro-alemão, o livro é uma homenagem ao autor de A metamorfose tanto pelos 140 anos de seu nascimento, celebrados em 3 de julho de 2023, quanto pelo centenário de sua morte, em 3 de junho de 2024.

Da sala de aula para o livro
A ideia de organizar o livro surgiu de uma disciplina homônima, em nível de pós-graduação, ministrada por Elcio Cornelsen no primeiro semestre de 2023 na Faculdade de Letras da UFMG, junto ao Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários. A disciplina reuniu todos os estudantes que mais tarde colaborariam com a publicação.

Os pós-graduandos que assinam artigos no livro são: Anna Gabriela da Conceição Teixeira, Bárbara Lissa A. de Campos, Camila Stefânia Gomes Bispo, Denise Cristina Campos, Ewerton Martins Ribeiro, Filipe de Freitas Gonçalves, Gabriel Bittencourt de Oliveira, Júlia Carolina Arantes, Lorena Cristina de Oliveira Barbosa, Luis Gustavo de Paiva Faria e Patrícia Borges Chavda.

O título do volume e da disciplina reverbera um verso escrito por Bertolt Brecht durante o exílio (Realmente, eu vivo em tempos sombrios!), no poema Aos que vão nascer, bem como a obra Homens em tempos sombrios, de Hannah Arendt. Essa obra é composta por ensaios biográficos de homens e mulheres que vivenciaram experiências autoritárias e totalitárias na primeira metade do século 20.

Sob esse mote, Elcio explica a proposta do volume. “Os ensaios que compõem esse livro evidenciam que as narrativas de Kafka refletem aspectos de um mundo em crise: o onírico, o grotesco, a desorientação, a insegurança, a preocupação, o fracasso e a tentativa de superação do mito. Publicada no ano do centenário de sua morte, a obra demonstra o quão atuais as narrativas de Kafka permanecem em nossos dias, em que tempos sombrios insistem em grassar”, alerta.

Livro: Vida em tempos sombrios: narrativas de Franz Kafka
Organizadores: Elcio Cornelsen e Ewerton Martins Ribeiro
Editora: Laboratório de Edição (Labed) da Fale
176 páginas / Gratuito