Livro sobre musicalização na educação infantil é lançado pela Editora UFMG

Livro é destinado a professores de música e generalistas com alguma formação musical Reprodução

Desdobramento do projeto de extensão Música na Escola Regular, que atendeu cerca de 800 professores da rede pública de educação e ajudou a levar aulas de musicalização para mais de 20 mil alunos, o livro Musicalização na escola regular - formando professores e crianças é um dos mais recentes lançamentos do catálogo da Editora UFMG.

De autoria das professoras da Escola de Música Patrícia Furst Santiago e Betânia Parizzi, a obra apresenta conteúdos musicais, planejamentos de aulas e atividades aplicáveis a diversos contextos de musicalização, inclusive à escola regular (notadamente à educação infantil e ao ensino fundamental).

Por dez anos, Parizzi e Furst foram alunas do compositor, educador e musicólogo Hans-Joachim Koellreutter, um dos mais influentes nomes na história da música brasileira. Ele fundou a Universidade de Música da Bahia e foi professor de compositores como Tom Jobim, Caetano Veloso e Tom Zé. Alguns dos ensinamentos de Koellreutter permeiam o livro, que também reúne os fundamentos pedagógicos e as práticas de Dante Grela (composição), Émile-Jaques Dalcroze, Edgar Willems, Keith Swanwick, Murray Schafer, Rosa Lúcia dos Mares Guia, Violeta Gainza e Zoltán Kodály.

A obra é recomendada a professores de música e generalistas com alguma formação musical interessados em proporcionar aos alunos experiências musicais prazerosas. Dois capítulos contêm instruções pedagógicas e roteiros de aula destinados a professores. A última parte traz uma compilação de atividades e dinâmicas propostas para os alunos.

Música na Escola Regular
O projeto de extensão foi criado em 2011 com o objetivo de preparar professores da rede pública de educação para ministrar aulas de musicalização para alunos matriculados desde a educação infantil até o ensino médio. As aulas eram conduzidas pelos alunos da Escola de Música, nas quais apresentavam práticas pedagógicas, atividades e dinâmicas.

As autoras

Patrícia Furst Santiago é educadora musical graduada em piano pela UFMG e doutora pelo Institute of Education, em Londres. Atua na graduação e na pós-graduação da Escola de Música da UFMG. Publicou artigos na Per Musi e Revista da Abem, entre outros periódicos.

Betânia Parizzi é educadora musical graduada em piano, mestre em educação musical pela Escola de Música da UFMG e doutora em Ciência da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Também atua na graduação e na pós-graduação da Escola de Música da UFMG e publicou artigos sobre música, cognição e educação musical.

Além de Musicalização na escola regular, Parizzi e Furst também escreveram a quatro mãos as obras Piano brincando (1993) e Processos criativos em educação musical: tributo a Hans-Joachim Koellreutter (2015).

O livro, que custa R$ 50, pode ser adquirido nas livrarias UFMG (campus Pampulha e Espaço do Conhecimento) e pelo site da Editora UFMG.