Pesquisa e Inovação

Livros sobre desobediências e democracias radicais serão lançados na Faculdade de Direito

Os sete volumes resultam de seminário realizado em 2017 por grupo que estuda o estado de exceção no Brasil contemporâneo

...
Detalhe da capa do livroDivulgação

Na próxima sexta-feira, 29, serão lançados na Faculdade de Direito os sete livros resultantes dos trabalhos apresentados, em dezembro de 2017, no Seminário Internacional Desobediências e democracias radicais: a potência comum dos direitos que vêm (Initia Via). O evento foi promovido pelo grupo de pesquisa O Estado de Exceção no Brasil Contemporâneo, coordenado pelo professor Andityas Soares de Moura Costa Matos.

De acordo com texto de apresentação da série de livros, o objetivo é “responder, de maneira precária, horizontal e plural, às urgências do tempo presente, quando estamos todos em perigo devido à gestão exceptiva das vidas e do planeta por parte de instâncias nômicas altamente hierarquizadas, alienadoras e egoístas”. Os organizadores afirmam que a intenção é também colaborar com a tarefa de "construção de um novo léxico – o que significa um novo pensamento e uma nova práxis – do direito e da política, aceitando a provocação de autores como Giorgio Agamben, Walter Benjamin, Cornelius Castoriadis, Guy Debord, Antonio Negri, Pierre Clastres, Gilles Deleuze, Judith Butler, Achille Mbembe e Roberto Esposito".

Ainda segundo o texto, a coleção de volumes problematiza a noção de desobediência, “a qual indica múltiplas linhas de fuga da máquina antropológica que não cessa de nos capturar e subjetivar mediante as díades que se revezam na prática da política e do direito – esquerda/direita, público/privado, revolução/reforma, corpo/alma, legalidade/legitimidade, exceção/normalidade soberania/gestão etc”. Dessa forma, continua o material, é negada a possibilidade “não de uma terceira via, mas, sim, de uma outra via, aquela atravessada pela potência comum de uma prática humana que efetivamente possa ser política, na medida em que não separe e aliene os seres viventes, mas torne possível seus encontros em uma amorosa e disruptiva an-arquia democrático-radical". 

Estes são os livros da série:

Livro 1: Ensaios de desobediência epistemocrítica: dimensões antagonistas na era das sujeições bio-político-cibernéticas
Organizador: Andityas Soares de Moura Costa Matos

Livro 2: Biopolítica e o comum: estudos práticos e teóricos de política contemporânea
Organização: Andityas Soares de Moura Costa Matos e Lorena Martoni de Freitas

Livro 3: Afrontando a lógica da colonialidade: por uma epistemologia desobediente
Organizadores: Andityas Soares de Moura Costa Matos e  Thaísa Maria Rocha Lemos

Livro 4: Democracia radical: potências (des)constituintes entre a revolução e a an-arquia
Organizadores: Andityas Soares de Moura Costa Matos e Joyce Karine de Sá Souza

Livro 5: Nunca reverenciar: reflexões marginais sobre desobediência civil
Organizadores: Andityas Soares de Moura Costa Matos e Ramon Mapa da Silva

Livro 6: O estado de exceção entre a vida e o direito
Organizadores: Ana Suelen Tossige Gomes e Andityas Soares de Moura Costa Matos

Livro 7: Insurgências: dominação e resistências nas redes e nas ruas
Organizadores: Andityas Soares de Moura Costa Matos e Bruno Avelar Morais Lima

O evento de lançamento terá início às 19h, na Sala da Congregação da Faculdade Direito (Avenida João Pinheiro, 100). As obras estão disponíveis na livraria virtual Amazon e na biblioteca da Faculdade de Direito.