Extensão

Ministério do Desenvolvimento Social vai divulgar práticas exitosas em agricultura urbana

Chamada pública foi lançada em parceria com a Escola de Enfermagem; experiências serão relatadas em e-book

Agroecologia no abastecimento urbano e no combate à insegurança alimentar e nutricional é um dos eixos temáticos Foto: Ministério do Desenvolvimento Social CC BY-SA 2.0 | Wikimedia Commons

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) está com edital aberto, até 31 de maio, para selecionar e divulgar experiências bem-sucedidas em agricultura urbana e periurbana nos serviços de saúde e assistência social em municípios brasileiros.

As iniciativas mais exitosas serão publicadas em um e-book.  Além disso, a publicação visa promover a comunicação entre os diversos participantes e inspirar novas experiências, contribuindo assim para a disseminação de conhecimento e boas práticas nesse campo.

A chamada pública Mapeamento das experiências da agricultura urbana e periurbana nos serviços de saúde e assistência social é uma parceria do próprio MDS com a UFMG, sob coordenação da professora Larissa Loures Mendes, do Departamento de Nutrição da Universidade e apoio da Embrapa Hortaliças.

Os eixos temáticos para a inscrição das experiências são Fortalecimento de práticas integradas em agricultura urbana e periurbana para saúde e assistência social; Agroecologia no abastecimento urbano e no combate à insegurança alimentar e nutricional; e Sustentabilidade ambiental e gestão eficiente de resíduos na agricultura urbana e periurbana.

Podem participar do edital gestores ou servidores públicos (esferas federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal) que atuem em setores relacionados à temática (saúde, educação, assistência social, desenvolvimento rural, agricultura e abastecimento e similares), integrantes de coletivos ou de organizações e associações da sociedade civil, organizações não governamentais que comprovem e integrantes de grupos de extensão e/ou de pesquisa em universidades que comprovem vínculo com a experiência a ser inscrita.