Institucional

Morre o professor Dalmir Francisco, do Departamento de Comunicação

Dalmir Francisco: pesquisas que transitavam entre a comunicação, a política, a cultura e a educação
Dalmir Francisco: pesquisas que transitavam entre a comunicação, a política, a cultura e a educação Arquivo pessoal

Foi sepultado nesta segunda-feira, 17, em Belo Horizonte, o corpo do professor Dalmir Francisco Costa, do Departamento de Comunicação Social da UFMG. Dalmir, que tinha 66 anos, morreu no domingo, 16, em decorrência de insuficiência cardíaca. Ele estava internado no Hospital Vera Cruz, na capital mineira.

Seu colega de Departamento, o professor Carlos Alberto de Carvalho, comenta que Dalmir Francisco era “profundo conhecedor das questões da cultura brasileira e da herança cultural africana” e atuava em campo de estudo que fazia aproximações entre comunicação, cultura, política e, mais recentemente, educação. Foi um dos organizadores da obra Mídia, docência e cidadania, lançada em 2016.

Nas redes sociais, amigos, colegas e ex-alunos lamentaram a morte do professor, que era graduado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestre em ciência política pela UFMG e doutor em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também fez um estágio de pós-doutoramento.