Pessoas

Morre professor Antônio Chagas, da Faculdade de Medicina

Precursor da endocrinologia pediátrica, ele teve atuação destacada no Programa de Triagem Neonatal de Minas Gerais

Dr. Chagas:
Dr. Chagas: grupo de endocrinologia infantil se tornou referência internacionalReprodução (do YouTube): Raphaella Dias | UFMG

Morreu ontem (quinta, 18) o professor Antônio José das Chagas, aposentado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG. Precursor da endocrinologia pediátrica no Brasil, o Dr. Chagas, como era conhecido, atuou até há cerca de dois anos no Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) e foi um dos criadores e coordenadores do Programa de Triagem Neonatal em Minas Gerais.

Antônio José das Chagas implantou o Centro de Endocrinologia Pediátrica no Hospital das Clínicas da UFMG e lá coordenou o Ambulatório de Hipotireoidismo Congênito, responsável pelo acompanhamento de 1.543 pacientes diagnosticados com alterações para a patologia após o exame de triagem neonatal.

Segundo o professor José Nélio Januário, diretor do Nupad, o Dr. Chagas deu contribuição fundamental à detecção precoce do hipotireoidismo congênito. “Antes da triagem, a doença causava pânico entre as famílias, porque deixava sequelas se era descoberta tardiamente. O tratamento que ele coordenava passou a curar grande parte das crianças com questões detectadas na triagem”, conta. José Nélio acrescenta que Antônio Chagas se destacava pela sabedoria e pelo reconhecimento como cientista e era "uma pessoa extremamente simples, que tinha excelente relação com as equipes”.  

Aulas e plantões
Nascido em Bom Despacho (MG), Antônio José das Chagas trabalhou como ajudante no Mercado Central de Belo Horizonte, contínuo de alfaiataria e controlador de tráfego aéreo, enquanto dava sequência aos estudos. Com quase 30 anos, em 1965, ingressou no curso de Medicina da UFMG, conciliando os plantões noturnos no aeroporto da Pampulha com as aulas e tarefas da faculdade. Dizia que escolheu a pediatria por causa do sorriso das crianças. Fez residência na USP e especialização na Universidade de Paris, onde começou seu trabalho como endocrinologista.

Na UFMG, como professor, lecionou pediatria geral por muitos anos, e seu grupo dedicado à endocrinologia pediátrica ganhou porte até se tornar referência internacional. Ele ainda criou os departamentos científicos da Sociedade Mineira e da Sociedade Brasileira de Pediatria, e foi membro da Academia Mineira de Pediatria.

Antônio José das Chagas deixa a esposa, Célia Chagas, e os filhos Antônio José, Ana Maria e Paula.

Com publicações da Faculdade de Medicina e da Sociedade Mineira de Pediatria