Mostra Sua UFMG

Mostra Sua UFMG: ações de acessibilidade serão apresentadas hoje

Estudantes e servidores do NAI vão abordar serviços oferecidos e experiências inclusivas

Material didático adaptado em braile é um dos serviços realizados pelo NAI
Material didático adaptado em braile é um dos serviços realizados pelo NAI Raphaella Dias | UFMG

Nesta quinta-feira, 4, às 14h, haverá mais uma roda de conversa com os visitantes da Mostra Sua UFMG. Pessoas com deficiência vão contar um pouco de suas trajetórias e experiências no processo de inclusão e acessibilidade na UFMG. É o caso do servidor Abel Passos do Nascimento Júnior, do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NAI), que ingressou na Universidade como estudante e hoje contribui como técnico de acompanhamento pedagógico dos serviços prestados aos estudantes, docentes e servidores com deficiência.

O objetivo desse bate-papo, segundo a vice-diretora do Núcleo, Regina Céli Fonseca Ribeiro, “é informar aos futuros candidatos a uma das vagas na graduação da UFMG que a Universidade também oferece todo o apoio a pessoas com deficiência, contribuindo para sua permanência”. A transmissão será feita pelo canal da UFMG no YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a cargo da própria equipe de intérpretes do NAI.

O NAI é um órgão de assessoria da Reitoria que promove, organiza e executa ações e serviços de inclusão e acessibilidade na UFMG, como a banca de verificação e validação da pessoa com deficiência, tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), produção de material didático em braile e transporte acessível, por meio de carro adaptado, no campus Pampulha.

Desenvolvimento individual
Outra modalidade de apoio aos estudantes é o plano de desenvolvimento individual, para estruturar estratégias que potencializem a aprendizagem e o aproveitamento desses alunos em seu percurso acadêmico.

A UFMG também oferece a Formação Transversal em Acessibilidade e Inclusão, conjunto de atividades acadêmicas destinadas à formação crítica e reflexiva sobre o trabalho com pessoas com deficiência. A iniciativa reúne mais de 30 professores de 12 unidades.

Neste vídeo produzido pela TV UFMG, a diretora do NAI, professora Rosana Passos, traça um panorama das atividades do órgão.

Teresa Sanches