Institucional

Novos estudantes são conclamados a 'desfrutar a UFMG'

Decano do Conselho Universitário, João Alberto de Almeida destacou a excelência da Universidade; Francisco Barbosa, do ICB, falou sobre sustentabilidade

João Alberto:
João Alberto: 'lugar onde muitos gostariam de estar'Raphaella Dias / UFMG

Em cerimônia virtual ocorrida na manhã desta quarta-feira, 13 de outubro, os calouros da UFMG para o segundo semestre letivo de 2021 foram recepcionados pelo professor da Faculdade de Direito João Alberto de Almeida, decano do Conselho Universitário em exercício do Reitorado, e pelo professor Francisco Barbosa, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). 

Em seu pronunciamento de boas-vindas, João Alberto destacou que a excelência acadêmica da UFMG é recorrentemente premiada em âmbito internacional. “Quero lembrá-los de que vocês estão chegando a uma instituição muito importante, que tem sido, nos últimos anos, repetidamente conduzida ao patamar de melhor universidade federal do país [uma das avaliações mais importantes é o ranking THE]. Suas ações têm repercussão em toda a comunidade universitária internacional”, enfatizou.

O docente destacou também que, embora as atuais dificuldades econômicas do país repercutam na manutenção das universidades públicas e do ensino gratuito de qualidade, a UFMG é “o lugar onde muitos gostariam de estar”. “Usufruam de tudo aquilo que a universidade oferece. Procurem conhecê-la. Cursem disciplinas de unidades diferentes e realizem tudo o que puderem. Vivam a vida acadêmica intensamente, participem dos órgãos e entidades representativas e convivam com os colegas”, conclamou.

Informações importantes sobre os diversos aspectos da vida na Universidade estão reunidas no site Viver UFMG.

Francisco Barbosa:
Francisco Barbosa: investimento em ciência e ecotecnologiasRaphaella Dias / UFMG

Soluções com base na natureza
Durante a aula magna Universidade sustentável: que história é essa?, o professor Francisco Barbosa, do ICB, ponderou, entre outras coisas, que  “não há mais tempo para negligenciarmos a questão ambiental, especialmente o aumento de eventos extremos e do aquecimento global”.

Para o professor, é por meio da educação que se poderá transformar a relação da sociedade com a natureza e definir novos parâmetros de desenvolvimento. “O tema da sustentabilidade certamente já povoa as mentes de todos vocês. A universidade precisa ser sustentável porque trata-se de uma emergência educacional. É preciso estimular os jovens a assumir o protagonismo em ações que ajudam a mudar a realidade ao redor”, afirmou.

De acordo com Francisco Barbosa, é imperativa a adoção de medidas para restaurar e conservar os ecossistemas terrestres e aquáticos. Ele argumentou que a ausência de limites para o crescimento econômico levou o homem a invasões do mundo silvestre – possibilitando que vírus até então restritos à vida selvagem se expandissem para a sociedade humana. A atual pandemia do coronavírus, segundo ele, é consequência desse fenômeno. “Precisamos adotar soluções baseadas na natureza, investir em ciência e ecotecnologias, com ênfase nas abordagens interdisciplinar e transdisciplinar", defendeu Francisco Barbosa.

Por fim, o docente informou que a UFMG integra a iniciativa Impacto Acadêmico das Nações Unidas (Unai), de promoção e proteção dos direitos humanos, acesso à educação, sustentabilidade e resolução de conflitos.

A cerimônia foi transmitida pelo canal do YouTube da Coordenadoria de Assunstos Comunitários (CAC), onde continua disponível, e recebeu até o momento cerca de 2,7 mil visualizações.

A UFMG acolhe, neste segundo período letivo, 2.859 novos alunos em 65 cursos. O segundo momento da recepção, programado para esta quinta-feira (14), com início às 17h, será dedicado à apresentação da estrutura da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e das políticas de apoio e assistência sob sua coordenação.

Trecho da apresentação do Coral da Engenharia
Trecho da apresentação do Coral da Engenharia Matheus Espíndola / UFMG

Matheus Espíndola