Arte e Cultura

Obras inéditas de Francisco Mignone serão executadas em concerto nesta terça

Francisco Mignone e a esposa, Maria Josephina
Francisco Mignone e a esposa, Maria Josephina Arquivo pessoal / divulgação

A série Conexões Musicais recebe, nesta terça, 18, às 20h, os instrumentistas Fernando Araújo e Celso Faria que vão apresentar, de forma inédita, manuscritos do compositor Francisco Mignone, datados de 1970. Os interessados devem retirar os ingressos, gratuitamente, a partir das 19h30, no saguão principal do Conservatório UFMG.

Os manuscritos de Buenos Aires: obras recém-descobertas de Francisco Mignone são resultado da tese de doutorado de Fernando Araújo, defendida no dia 10 de abril, na Escola de Música. Os documentos reúnem obras para duo de violões, escritas em agosto de 1970 e dedicadas ao casal de violonistas argentinos Graciela Pomponio e Jorge Martínez Zárate, que formavam o Duo Pomponio-Zárate.

Com exceção de Lundu, as canções permaneciam desconhecidas pela comunidade musical e acadêmica do Brasil e ausentes de todos os catálogos dedicados à obra do compositor, pianista, regente, professor e flautista, que faleceu em 1986.

Os músicos

Fernando Araújo conquistou prêmios como melhor intérprete de Villa-Lobos
Fernando Araújo conquistou prêmios como melhor intérprete de Villa-Lobos Marcelo Rosa

Fernando Araújo é bacharel e doutor em Música pela Escola de Música da UFMG e mestre em Música pela Manhattan School of Music de Nova York. Em sua carreira, conquistou prêmios como o de melhor intérprete de Villa-Lobos e no XX Artists International Auditions, em Nova York – este ao lado da soprano Mônica Pedrosa. O professor adjunto da UFMG também já atuou como solista em várias orquestras, entre elas a Sinfônica de Minas Gerais e a Municipal de Campinas.

Celso Faria iniciou seus estudos musicais de maneira autodidata aos 10 anos. Em 1994, ingressou no Curso de Formação Musical e obteve o título de bacharel em violão, sob a orientação do professor Fernando Araújo, na Escola de Música. É especialista em Música Brasileira pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e mestre em Performance Musical pela UFMG. O músico se apresenta como recitalista de violão solo em formações camerísticas ou como solista orquestral. Seu repertório cobre do período renascentista até o século 21.

Celso Faria é recitalista de violão solo em formações camerísticas
Celso Faria é recitalista de violão solo em formações camerísticas Foca Lisboa / UFMG

O programa e mais informações sobre a apresentação estão disponíveis na internet.