Arte e Cultura

Oficina ensina a usar o teatro como chave de leitura da realidade

O ator Gustavo Falabella Rocha em cena: teatro de realidades
O ator Gustavo Falabella Rocha em cena: teatro de realidades Renata Andréa / Divulgação

Inspirada no teatro épico-dialético de Bertold Brecht, que propõe composições de cenas inspiradas na realidade, a oficina Teatro e realidades – abordagens teatrais para os dias de hoje é uma das atrações do 11º Festival de Verão da UFMG.

“Quando falamos de teatro de realidades, estamos usando o teatro como ferramenta de leitura do mundo de forma a organizar o pensamento sobre a sociedade. Entendemos teatro como local de diálogo”, explica Gustavo Falabella Rocha, ator, produtor, dramaturgo e professor da oficina.

Falabella conta que também vai trabalhar matérias de jornais durante a oficina para estimular os alunos a criarem cenas cotidianas. “Qual é a manchete do jornal de hoje? Ela interfere em minha vida? O que tenho eu a ver com tudo isso? São perguntas que lançaremos como provocações para um começo de conversa. A mobilização social por meio do teatro é uma grande potência”, diz o ator.

A oficina é destinada a maiores de 16 anos que se interessem pelo teatro. As matrículas, ao custo de R$ 20, devem ser efetuadas no site da Fundep. Mais informações sobre as atividades estão disponíveis na página do evento.

Vagas: 20 
Carga horária: 16 horas 
Período: 20 a 23 de fevereiro 
Horário: 14h às 18h 
Local: Centro Cultural UFMG – sala Celso Renato