Arte e Cultura

Oficina para idosos busca na vivência bases para criação de movimentos cênicos

Pessoas com mais de 60 anos podem se inscrever na oficina Gesto (auto) biográfico – corpo: movimento e história de vida, que será realizada de 18 a 22 deste mês. Seu princípio norteador é a integração de atividades físicas com a memória e o autoconhecimento. As inscrições vão até o dia 13 e devem ser realizadas pela internet.

A oficina, que integra a programação do 48º Festival de Inverno da UFMG, propõe práticas de exercícios de consciência corporal, dança, jogos cênicos e relatos autobiográficos. A partir desses relatos, serão traçadas possíveis relações entre os acontecimentos vividos e os imaginados, que darão suporte à criação de movimentos cênicos, corporais e vocais dentro do universo do teatro e da dança.

Bailarino Tarcísio Ramos
Bailarino Tarcísio Ramos Guto Muniz

O ministrante da oficina é o bailarino, dramaturgo e professor de técnicas corporais do Teatro Universitário da UFMG Tarcísio Ramos. Doutorando na Escola de Belas-Artes, Ramos se dedica, há mais de 30 anos, à criação e ao ensino nas áreas de dança e teatro.

As aulas terão lugar na sala 13 do Conservatório UFMG, das 9h às 12h. Os alunos devem levar roupa confortável para a prática dos exercícios físicos, um caderno de anotações e caneta ou lápis.