Arte e Cultura

Oficina para idosos integra corpo, mente e espírito no Festival de Inverno

safdsdsad
Foto: Foca Lisboa / UFMG
Maria das Mercês Pedro
Maria das Mercês Pedro Foto: Matheus Espíndola

Com série de exercícios de consciência corporal, danças, jogos cênicos e relatos autobiográficos, foi realizado, na manhã de hoje, o primeiro encontro da oficina Gesto (auto) biográfico – corpo: movimento e história de vida, no Conservatório UFMG.

Como explicou o professor Tarcísio Ramos Homem, as atividades estimulam a reflexão e o autoconhecimento sobre o corpo e buscam a melhoria da qualidade de vida dos participantes. “Corpo, mente, espírito, sensatez, arte e cultura são uma coisa só. Estamos aqui despertando a energia adormecida em cada um, possibilitando seu fluxo e sua transformação para criar coisas novas e reinventar”, disse.

“Há tempos não me sentava no chão e rolava”, relatou Maria das Mercês Pedro, informando que vai aproveitar, no dia a dia, vários dos ensinamentos apreendidos na oficina. Outra participante, Jurema da Silva, disse que aprendeu a corrigir sua postura corporal, algo muito necessário, já que “nessa idade, é impossível não sentir algumas dores. Dona Maria da Conceição Paulo, por sua vez, sentiu melhora significativa das dores que tinha na perna direita. “Teremos uma semana muito agradável!”, projetou.

A oficina segue até sexta-feira, 22, sempre na parte da manhã.

Tarcísio Ramos: energia adormecida
Tarcísio Ramos: energia adormecida Foto: Foca Lisboa / UFMG