Pesquisa e Inovação

Paisagem Latente em Nova Iorque, de Marina Vale Viegas, será lançado no sábado

.
. Divulgação

No outono de 2018, Marina Viegas e Matheus Tibúrcio, dois jovens belo-horizontinos vagavam pelas ruas de Chelsea, um bairro no West Side de Manhattan, em Nova York. Ela entrevistava algumas pessoas que passavam e observava cada detalhe da paisagem urbana. Ele, com sua câmera fotográfica, registrava o ir vir dos transeuntes, os prédios gigantes e a vivência urbana. Foi este trabalho que Marina Viegas apresentou como dissertação para o título de mestre em Arquitetura e Urbanismo, em 2019, na UFMG. O texto continuou sendo trabalhado e foi enriquecido com o ensaio fotográfico do colega, Matheus Tibúrcio, que é formado na Point Blank School Of Music, no sudeste da Inglaterra. Assim nasceu o livro Paisagem Latente em Nova Iorque - Novas Incursões no Urbanismo, que será lançado neste sábado, 14. A obra traz uma pesquisa detalhada do Complexo Urbanístico do Parque Linear do High Line e nas vizinhanças. A ideia do livro é propor uma discussão da paisagem das grandes metrópoles, inclusive brasileiras, a partir de um pensamento mais social, ambiental e sustentável.

Para falar sobre o livro Paisagem Latente em Nova Iorque - Novas Incursões no Urbanismo, o Expresso 104,5 conversou com Marina Vale Viegas, mestra em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O livro Paisagem Latente em Nova Iorque - Novas Incursões no Urbanismo será lançado no próximo sábado, 14, a partir das 14h da tarde, no espaço Guaja - Av. Afonso Pena, 2881, Funcionários. Haverá desconto na compra do livro pra quem levar carteirinha de estudante. Após o lançamento, o livro estará disponível nas principais livrarias físicas e digitais, e também no site da Editora Páginas.

Produção: Célio Ribeiro e Letícia Finamore, sob orientação de Luiza Glória.