Coberturas especiais

Pandemia de covid-19 atinge platô no Brasil

Afirmação da OMS indica que números de novos casos e óbitos atingiram patamar estável

Platô indica estabilização, mas não a redução dos casos
Platô indica estabilização, mas não a redução dos casos Foto: Michel Corvello / Fotos publicas / CC BY-NC 2.0

A pandemia de covid-19 atingiu o platô no Brasil. A afirmação foi feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no último dia 17. O platô é quando os números de novos casos chegam a um patamar estável. Mas isso não quer dizer que é um momento de comemoração para o país. O platô não significa que estamos decrescendo na curva de infecções. 

A estabilização da curva está relacionada à taxa de reprodução da doença, ou seja, à capacidade que uma pessoa infectada tem de transmitir o vírus para outras pessoas. O índice de reprodução do vírus estava muito alto no início da pandemia, era de 3,5. Isso significa que cada pessoa infectada contaminava mais de três. Esse índice caiu para uma média de 1,4 em maio e, dois meses depois, ainda segue acima de 1. 

"O platô é o nível epidêmico onde se tem a estabilização da transmissão do vírus e do número de óbitos”, explicou o epidemiologista e pesquisador da Fiocruz Diego Xavier, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 29.

Ouça a conversa com Luíza Glória

A Fiocruz desenvolveu um sistema de informação para monitoramento da pandemia do novo coronavírus, aberto para uso público, o Monitora Covid-19.

Produção de Arthur Bugre