Notícias Externas

Patrus ministra palestra sobre reformas trabalhista e da previdência

Atividade será realizada auditório da Reitoria, manhã desta sexta-feira

Patrus em conferência de abertura da 25ª Semana do Conhecimento, realizada no ano passado
Patrus Ananias em conferência de abertura da 25ª Semana do Conhecimento, realizada no ano passado Foca Lisboa / UFMG

O deputado federal Patrus Ananias (PT-MG) fará nesta sexta-feira, dia 5, a partir das 10h, palestra sobre As reformas da previdência e trabalhista e o futuro dos trabalhadores brasileiros. A atividade será no auditório auditório da Reitoria, campus Pampulha, com entrada gratuita. A promoção é do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh).

Patrus Ananias é advogado, professor de direito da PUC-Minas, mestre em direito processual e doutorando em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid. Ele integra comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a proposta de Reforma Trabalhista (PL 6787/16). Na opinião do deputado – explicitada em seu blog pessoal –, “esses projetos são o fim do direito do trabalho e o fim da Previdência no Brasil. Eu tenho dito que a chamada reforma trabalhista, junto com a terceirização, é o fim da CLT.”

As críticas do deputado são direcionadas, entre outros aspectos, à falta de publicização, por parte do governo, de estudo atuarial que confirme a necessidade das mudanças propostas para a seguridade social. Isso, inclusive, motivou Patrus Ananias a impetrar, no fim de março, mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de liminar para que a tramitação da PEC 287/2016, que propõe a reforma a Previdência, fosse suspensa.