Pedro Vidigal é o novo diretor-geral do Hospital Risoleta Neves

Professor da Faculdade de Medicina substitui Alzira Jorge, que ocupou o cargo durante seis anos

.
Alzira Jorge, Sandra Goulart, Pedro Vidigal e Jaime Ramírez durante a cerimônia de transmissão de cargoFoto: Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Neves

O Hospital Risoleta Tolentino Neves tem novo diretor-geral. Trata-se do professor Pedro Guatimosim Vidigal, da Faculdade de Medicina, que até então coordenava a assistência laboratorial da unidade. Vidigal substitui a professora Alzira de Oliveira, que comandou o Risoleta durante seis anos e agora vai se dedicar à docência e a projetos acadêmicos na Faculdade de Medicina.

O professor Vidigal terá a missão de dar continuidade aos projetos estratégicos do hospital ao lado das diretoras Andréia Torres (Administrativa) e Mônica Costa (Técnico-assistencial) e de toda a equipe, formada por 2,4 mil profissionais. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu nesta segunda-feira, dia 15, com presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, da diretora da Faculdade de Medicina, Alamanda Kfoury Pereira, e do presidente da Fundep, Jaime Arthuro Ramírez.

Durante a solenidade, realizada no auditório do Hospital, o novo diretor-geral relatou que sua experiência pregressa na unidade – 2,5 anos – o ajudou a “conhecer o Risoleta, suas características, seus pontos fortes, suas fragilidades e sua cultura organizacional. Vivenciei, junto com os demais profissionais, a realidade de um hospital de portas abertas que é hoje a grande referência em saúde para a população da Região Norte de BH e municípios adjacentes". Segundo ele, é um desafio estar à frente do hospital para “dar continuidade ao trabalho da Alzira e daqueles que me antecederam, propondo uma gestão ética, transparente, colegiada e centrada no paciente, o maior e único fim do nosso trabalho”.

Aprendizado
O discurso de despedida de Alzira Jorge foi marcado por agradecimentos. “Quero agradecer às minhas colegas diretoras, aos gerentes, coordenadores e a todos os trabalhadores o apoio que recebi durante esse período. Um agradecimento especial ao Conselho Local de Saúde que esteve junto em tantos momentos relevantes. Aprendi muito e espero que o professor Pedro possa aprender também com os desafios diários e que desenvolva um ótimo trabalho. Desejo que ele seja acolhido por todos aqui como eu fui”, registrou.

A reitora Sandra Goulart Almeida exaltou o trabalho do hospital. “Sem ele, não seríamos a Universidade que somos, não formaríamos tantas pessoas da saúde sem esse importante campo de prática. Este hospital é um projeto coletivo e vamos juntos trabalhar em prol de uma educação e de uma saúde de qualidade, fazendo jus a esta Instituição que é 100% SUS”, disse a reitora. Ela destacou a gestão da professora Alzira, marcada, em grande parte, pelo enfrentamento da pandemia de covid-19. “Alzira conseguiu comandar com muita ética, qualidade e atenção as demandas do Hospital e da população. Também viveu anos de extremo desafio financeiro”, pontuou a reitora, que também agradeceu ao professor Vidigal por ter aceito o convite para comandar a Instituição. “Temos compromisso com o bem público. Desejo sucesso a ele e a todos do Hospital, todos que atuam aqui têm um papel imprescindível”, disse a reitora.

Pedro Guatimosim Vidigal é doutor em Medicina Tropical, mestre em Bioquímica, e graduado em Medicina, com residência em Patologia Clínica. Na UFMG, é professor titular, orientador do Programa de Pós-graduação em Patologia e Inovação Tecnológica, pesquisador e coordenador do Laboratorium – Núcleo de Pesquisa, Educação e Assessoria em Gestão Laboratorial. Liderou a Inova – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e dirigiu a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade (CTIT). Vidigal foi diretor de Desenvolvimento Institucional da Fundep e CEO do hub de inovação BiotechTown.

.
Complexo do Risoleta Neves, que é referência no vetor Norte de BH; área de influência alcança 1,5 milhão de pessoasFoto: Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Neves

Um hospital de portas abertas

O Hospital Risoleta Tolentino Neves é filantrópico, 100% SUS e está aberto aos pacientes 24 horas por dia. A Instituição é referência para a Região Norte de Belo Horizonte e municípios do entorno como Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São José da Lapa. Sua área de influência alcança 1,5 milhão de pessoas.

Pertencente ao governo de Minas Gerais, a unidade teve sua gestão descentralizada para o município de Belo Horizonte. Desde junho de 2006, é gerenciada pela UFMG por meio da Fundep.

Sua estrutura física é composta de um prédio e edificações anexas dentro de um mesmo complexo. O Hospital tem mais de 420 leitos, seis salas cirúrgicas e ambulatório de egressos e de RNI (anticoagulante). A equipe do Risoleta é formada por 2,4 mil  trabalhadores nas áreas administrativas, de apoio e assistenciais. Na assistência, o paciente conta com equipes multiprofissionais que proveem cuidado integral, formadas por médicos, trabalhadores da enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, farmácia, nutrição, psicologia e serviço social.

Com Assessoria de Comunicação do Hospital Risoleta Tolentino Neves