Pesquisa e Inovação

Pesquisa analisa impacto da mineração sobre a saúde dos moradores do Quadrilátero Ferrífero

Estudo do ICB, que também mapeou os investimentos feitos pelo governo federal em unidades de conservação, é tema de episódio do ‘Aqui tem ciência’, da Rádio UFMG Educativa

A cidade de Mariana é um dos municípios do Quadrilátero Ferrífero
Mariana é um dos municípios do Quadrilátero Ferrífero Adam Jones Adam63 I Wikipedia I CC BY-SA 3.0

Localizado na região Centro-sul de Minas Gerais, o Quadrilátero Ferrífero é considerado uma das maiores províncias minerárias do mundo. Mais da metade de sua extensão é ocupada por mineradoras, empreendimentos do agronegócio e áreas urbanas. Mas a vegetação nativa se mantém em 45% do território, o que é de grande importância para a biodiversidade brasileira. Os principais biomas presentes são o cerrado, a mata atlântica e os campos rupestres.

Em sua dissertação de mestrado, o biólogo Matteus Carvalho Ferreira analisou os impactos das alterações da paisagem gerados pela urbanização e pela mineração na saúde mental e respiratória de moradores de 22 municípios do Quadrilátero Ferrífero, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas. 

A pesquisa também fez um levantamento dos investimentos do governo federal nas 18 unidades de conservação situadas em Minas Gerais. Os resultados mostram redução de 73% do orçamento total destinado a essas áreas – de quase R$ 15 milhões, em 2018, para cerca de R$ 4 milhões, em 2019.

O trabalho foi realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre do ICB, sob orientação do professor Flávio Henrique Guimarães Rodrigues. 

Saiba mais sobre a pesquisa no novo episódio do Aqui tem Ciência.


Raio-x da pesquisa

Dissertação: Impactos da paisagem na saúde humana e investimentos em unidades de conservação: contribuições para políticas públicas
O que é: Estudo sobre os impactos da urbanização e da mineração na saúde mental e respiratória da população do Quadrilátero Ferrífero, associado a levantamento dos investimentos do governo federal nas unidades de conservação de Minas Gerais
Pesquisador: Matteus Carvalho Ferreira
Programa de Pós-graduação: Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre
Orientador: Flávio Henrique Guimarães Rodrigues
Ano da defesa: 2020

Mateus Carvalho Ferreira propõe a maior participação dos municípios na preservação das áreas
Mateus Ferreira propõe maior participação dos municípios na preservação das áreas Arquivo pessoal

O episódio 66 do Aqui tem ciência tem produção e apresentação de Alessandra Ribeiro. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados de um trabalho de pesquisa da Universidade.

Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast, como o Spotify, e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.