Pesquisa e Inovação

Estudo vai mapear efeitos da pandemia sobre a saúde e qualidade de vida da população LGBT

UFMG participa da pesquisa, cujos resultados serão encaminhados a casas legislativas para auxiliar na criação de políticas públicas

Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, em 2012
Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, em 2012 Mikaele Teodoro (https://www.flickr.com/photos/80267330@N07/7176794089/) / CCBY-SA 2.0

O coletivo “#VoteLGBT”, em parceria com a UFMG e com a Unicamp, lançou uma pesquisa para analisar o acesso à saúde e a qualidade de vida de pessoas LGBT+ em distanciamento social. Os interessados em contribuir com informações deverão preencher um questionário on-line. É garantido o anonimato dos participantes.

No levantamento, os voluntários responderão a perguntas objetivas sobre temas como acesso a serviços de saúde, questões sociodemográficas, emprego e renda, percepção e impactos do coronavírus, acesso à informação e avaliação da atuação dos gestores públicos durante a pandemia de Covid-19. 

A intenção dos organizadores é, ao fim da pesquisa, encaminhar o resultado às casas legislativas e gestores públicos dos âmbitos municipal, estadual e federal como forma de colaborar com informações qualificadas. A intenção é que os dados colhidos sirvam para o aprimoramento de políticas públicas destinadas a essa população, em especial, nos planos de contingência aos efeitos da pandemia.