Extensão

Pesquisador da UFMG alerta para perigos e benefícios dos cogumelos

Saber identificá-los é essencial para evitar problemas graves de saúde

O Reino Fungi agrupa seres como fungos, bolores, mofos, fermentos, levedos e cogumelos e estão muito presentes em nosso cotidiano. Porém, alguns podem trazer riscos à saúde. Segundo o doutor em microbiologia com ênfase em micologia, Luiz Rosa, o Brasil, por ser um país tropical possui uma biodiversidade muito ampla de fungos alguns vindos de países da Europa. “São diferenças taxonômicas de famílias, gêneros e espécies de cogumelos. A distinção entre eles pode ser colocada na forma de atuação desses cogumelos. Devemos tomar muito cuidado com isso porque a desconhecemos a real biodiversidade do Brasil: existem muitas espécies, e muitas delas podem ser tóxicas; alucinógenas, venenosas e até comestíveis. Como separar esses fungos? Identificando”, alerta.  

 Os cogumelos são considerados grande fonte de proteína e, por isso, a venda deles vêm crescendo ao longo dos anos e ampliando seu papel na economia e saúde. Apesar dos riscos da ingestão de cogumelos sem identificação, a população pode contar com laboratórios especializados na produção dos comestíveis. “Muitos dos cogumelos são tóxicos, por isso, a gente não recomenda que as pessoas coletem na natureza e consumam. Nós temos laboratórios de microbiologia com capela (local dentro de um laboratório que isola o conteúdo que está no interior do resto do ambiente para evitar qualquer alteração na fabricação ou contaminação), com toda a estrutura para que a gente consiga produzir do zero e de forma fechada, evitando o risco do nascimento de cogumelos tóxicos no meio dos comestíveis”, conta a bióloga e empresária do laboratório especializado Cogu das Minas, Valéria Fernandes. 

E ainda, o pesquisador cita os cogumelos que costumamos ver simbolizados em decorações e desenhos infantis. “Geralmente, na biologia, tudo que tem muita cor tem um motivo. A gente chama de coloração aposemática, uma coloração de advertência. Quando é muito colorido, tanto planta, como fungo, como animal, ele tá chamando atenção pra alguma coisa. Se o cogumelo é muito colorido, ele vai ser alucinógeno ou tóxico. Se você reparar em muros de jardins de infância, eles pintam o cogumelo de vermelho com pintinhas brancas, simbolizando o cogumelo Amanita Muscaria, e ele é tóxico. Às vezes a criança pode encontrar um na natureza e pegar, por ter a associação de que é bonito”, alerta.  

     

Equipe: Miryam Cruz (produção e reportagem); Márcia Botelho (edição de imagens); Naiana Andrade (edição de conteúdo)