Ensino

Pesquisador português ministra conferência na UFMG sobre o valor pedagógico do silêncio

x

Arquivo Pessoal

No dia 1º de fevereiro, a partir das 9h30, o professor Alberto Filipe Ribeiro de Abreu Araújo [foto], da Universidade do Minho, de Portugal, fará conferência na UFMG sobre o tema Da contemplação do(s) silêncio(s) à palavra iniciática.

Na atividade, o professor vai discutir como o silêncio tem sido historicamente “evacuado nas Ciências da Educação, senão mesmo exorcizado, a favor da comunicação”, como ele explica em sinopse. Em sua abordagem, Alberto Filipe busca evidenciar o valor pedagógico do silêncio em “uma sociedade do ruído”, tal como a atual.

Aberta ao público, a conferência ocorrerá no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Serão emitidas declarações de comparecimento aos participantes que as solicitarem em lista de presença. A inscrição para a atividade – que integra o programa de visitas internacionais do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG – pode ser feita on-line.

Doutor em educação e especialista em filosofia da educação, Alberto Filipe Araújo é catedrático do Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho, localizado em Braga, no Norte de Portugal. Suas principais reflexões situam-se em campos como o da filosofia do imaginário educacional, história das ideias pedagógicas e filosofia da educação.