Pesquisa e Inovação

Política brasileira de promoção do português no exterior é tema de entrevista

No programa Conexões, professor Leandro Rodrigues Alves Diniz, da Faculdade de Letras da UFMG, falou sobre o livro 'Para além das fronteiras', lançado pela Editora UFMG

.
. Reprodução

Além das práticas diplomáticas que envolvem as relações internacionais, há várias outras formas de fortalecer laços com outros países. A cultura é uma dessas formas de estreitar essas relações e a língua pode ser a porta de entrada para essa aproximação cultural. 

Dessa forma, é comum que os países desenvolvam políticas internacionais de promoção de seus idiomas, instalando centros culturais em outros países e territórios. O Brasil é um dos países que adota essa estratégia, criando centros culturais e promovendo a língua portuguesa internacionalmente. 

O livro Para além das Fronteiras: a política linguística brasileira de promoção internacional do português, escrito pelo professor da Faculdade de Letras da UFMG Leandro Rodrigues Alves Diniz, apresenta análises da política linguística brasileira de promoção internacional do português. Na obra, ele também trata de como essa política linguística no exterior pode contribuir para a realização de interesses estratégicos do país, de ordem comercial e política. 

Em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 3, Leandro Diniz contou mais sobre a pesquisa que resultou na publicação, lançada pela Editora UFMG

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael