Pesquisa e Inovação

Portal do Projeto Brumadinho UFMG lança novas séries de vídeos

Produções focalizam especialidades e trabalho de jovens pesquisadores

O portal do Projeto Brumadinho UFMG inaugurou duas novas séries de vídeos: Especialidades e Jovens cientistas. Na primeira, os pesquisadores explicam a área de conhecimento que dominam e revelam a contribuição desse trabalho para os estudos dos subprojetos nos quais atuam. A série Jovens cientistas, por sua vez, aborda a atuação de alunos pesquisadores, incorporados aos subprojetos como bolsistas de iniciação científica, mestrado ou doutorado. 

Com os vídeos, a equipe do projeto pretende mostrar pontos em que as pesquisas se cruzam, para, por meio da interdisciplinaridade, potencializar a capacidade de qualificar a diversidade dos impactos decorrentes do rompimento da Barragem B1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.  

Parte desse processo deve tornar públicas as informações sobre os processos judiciais e, futuramente, os resultados das pesquisas. É nesta etapa que entra o trabalho do pesquisador Danilo Caporalli, que integra o Subprojeto 01 Plataforma Brumadinho UFMG. “O meu trabalho possibilita que as informações produzidas pela Plataforma Brumadinho [pesquisas e processos judiciais envolvendo o rompimento da barragem] sejam conhecidas por um público que não está ligado à área do direito ou à universidade. É um trabalho para dar acessibilidade a essas informações”, explica.

O encontro de especialidades é um dos diferenciais do Projeto Brumadinho UFMG, na visão do professor Rafael Magno, especialista em biologia celular: “Muitas vezes, no Brasil, as pesquisas ficam muito segregadas, engessadas. Essa interdisciplinaridade é muito importante. Há muita coisa a ser desbravada na interseção dessas ciências tradicionais aplicadas à área ambiental”.

Acompanhe as séries Especialidades e Jovens Cientistas no Portal do Projeto Brumadinho.

Campus Pampulha