Pesquisa e Inovação

Pós-graduação em Direito publica livro digital gratuito sobre lei e vulnerabilidade social

O Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) publicou, em formato digital, com acesso gratuito, a coletânea Law and vulnerability / Derecho y vulnerabilidad / Direito e vulnerabilidade, organizada pelos professores Maria Fernanda Salcedo Repolês e Fabrício Bertini Pasquot Polido, da Faculdade de Direito. Em seus seis capítulos – quatro em inglês, um em português e um em espanhol –, a obra oferece distintas percepções sobre teoria do direito, filosofia, direito internacional, estudos culturais, sociologia jurídica, direito político e direito constitucional.

A coletânea reúne alguns dos trabalhos apresentados no seminário de pesquisa Direito e vulnerabilidade, realizado em junho de 2015, na Faculdade de Direito, e conta com contribuições de vários autores brasileiros e estrangeiros, entre os quais estão Adriana Campos Silva, Antonio Giménez Merino, Carolina Pereira, Gonçal Mayos, Guilherme Santos, Isabella Bettoni, Julia Rocha Barcelos, Leandro Martins Zanitelli, Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, Marcelo Maciel Ramos, Maria Fernanda Salcedo Repolês, Polianna Pereira dos Santos e Stanley Souza Marques.

O trabalho é resultado da integração das linhas do Programa de Pós-graduação com projetos conduzidos por centros de pesquisa de instituições parceiras como as universidades de Barcelona, Kent (Reino Unido) e Laval (Canadá), visando à cooperação internacional estratégica. Segundo os organizadores, a obra ressalta a importância da agenda de pesquisa interdisciplinar no Direito, por meio do exame das diversas faces da vulnerabilidade social.

O projeto foi realizado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O livro está disponível neste link.