Pesquisa e Inovação

Prêmio reconhece cientistas com votos da sociedade e dos pares

Os professores da UFMG Vasco Ariston de Carvalho Azevedo e Marco Aurélio Romano-Silva e os estudantes Bárbara de Castro Pimentel Figueiredo e Ivo Freitas Teixeira estão classificados para a segunda etapa do 2º Prêmio Cientistas e Empreendedor do Ano Instituto Nanocell, que recebe votos até 1° de junho no site do Instituto ou na página do Facebook. Promovida pelo Instituto Nanocell, a iniciativa considera qualidade de produção científica, inovação e formação de pessoal, entre outros critérios.

Na primeira etapa, foram indicados ao Prêmio, pela sociedade civil e pela comunidade acadêmica, pesquisadores de diversas instituições do país, que concorrem em seis categorias, todas divididas por aluno e professor: Biologia sintética ou engenharia genética: da básica ao cerco ao alvo, Biotecnologia agro&industrial, Doenças emergentes: novas estratégias terapêuticas e alvos letais, Produtos naturais: novos fármacos e abordagens terapêuticas, Química fina de materiais: rotas sustentáveis e novos (nano)materiais e Saúde mental: descobertas que facilitam a vida. Também concorrem ao prêmio empresas de biotecnologia.

Vasco Azevedo, professor do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e a estudante Bárbara Figueiredo, pesquisadora da área de biologia molecular, concorrem na categoria Biologia sintética ou engenharia genética: da básica ao cerco ao alvo.
O professor Marco Aurélio Romano-Silva, do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina, é indicado na categoria Saúde mental: descobertas que facilitam a vida, enquanto o doutorando em Química Ivo Teixeira concorre na categoria Química fina de materiais: rotas sustentáveis e novos (nano)materiais.

Nesta segunda etapa da premiação, a sociedade civil e a comunidade acadêmica podem votar para cada uma das seis áreas, em até três professores, três alunos e igual número de empresas. Os professores, alunos e as empresas mais votados e mais bem conceituados seguirão para a terceira e última etapa. De 5 de junho a 25 de julho, eles serão avaliados pelos pares, que elegerão os vencedores.

Outras informações estão disponíveis no site do Instituto Nanocell.