Proex concederá 648 bolsas a 261 atividades de extensão

Programas, projetos e cursos da UFMG foram contemplados pelo PBEXT; indicações de bolsistas deverão ser feitas em março

Projeto Nepced na Escola, da Faculdade de Educação, que promove visitas a escolas de BH e região metropolitana, foi uma das atividades contempladas Foto: acervo Nepced na Escola

Duzentas e sessenta e uma atividades serão apoiadas pelo PBEXT, o programa da Pró-reitoria de Extensão (Proex) de fomento a bolsas para programas, projetos ou cursos. Foram inscritas 325 propostas. Veja o resultado final do edital 01/2022.

Para a seleção, foram avaliados aspectos como a interação dialógica da Universidade com a sociedade e o impacto da proposta na transformação social. Serão concedidas 648 bolsas: 522 na modalidade PBEXT e 126 na modalidade PBEXT Ação Afirmativa.

O parecer conclusivo da Câmara de Extensão pode ser visualizado diretamente pelos proponentes no Sistema de Fomento da Proex. As propostas contempladas sob condicionamento devem encaminhar suas respostas até 1° de março de 2023, pelo e-mail dafe@proex.ufmg.br.

A Proex vai atribuir as bolsas às atividades, no Sistema de Fomento, até o período inicial de indicação dos bolsistas, que deve ser feita pelos orientadores de 1° a 15 de março de 2023, conforme o cronograma. A vigência das bolsas será de 12 meses (de março de 2023 a fevereiro de 2024).

Cidadania e espírito crítico
O objetivo do PBEXT é estimular a participação dos discentes na extensão universitária, de forma a contribuir para a sua formação acadêmica e despertar o espírito crítico e a atuação profissional pautada na cidadania, na função social da educação superior e na interação dialógica com a sociedade.

As propostas podem ser apresentadas por servidores docentes e técnico-administrativos em efetivo exercício na UFMG, que são os coordenadores das atividades.

As bolsas são distribuídas em duas modalidades: PBEXT, para estudantes de graduação em geral, e PBEXT Ação Afirmativa, que é aberta exclusivamente a estudantes de graduação classificados socioeconomicamente pela Fump ou que ingressaram na Universidade pelo sistema de cotas.

As propostas submetidas devem ser registradas previamente (com status ativo) no Sistema de Informação da Extensão (Siex). Outras informações estão disponíveis no site da Proex. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br.

Assessoria de Comunicação da Proex