Divulgado resultado de seleção para escola de verão sobre direitos humanos

Selecionados têm até segunda-feira para confirmar participação; curso será realizado de 17 a 21 de fevereiro

Atividade do Projeto Diverso, da Faculdade de Direito, com foco em direitos humanos Divulgação / Proex

A pró-reitoria de Extensão da UFMG publicou o resultado do processo de seleção dos inscritos para Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos. Os interessados pré-selecionados têm até segunda-feira, 10 de fevereiro, para confirmar a participação, por meio do e-mail redes@proex.ufmg.br. Caso não haja a confirmação até a data estipulada, serão chamados participantes da lista de espera.

A Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos é uma ação da Cátedra de Direitos Humanos da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). O curso ocorrerá de 17 a 21 de fevereiro, das 8h30 às 18h30, no auditório principal da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no campus Pampulha.

Em razão do grande volume de inscrições recebidas, a quantidade inicial de vagas ofertadas ampliou-se para 145. Segundo a comissão avaliadora – criada para analisar as justificativas de interesse de cada inscrito –, entre outros critérios, foram consideradas, para a seleção, a diversidade institucional e a atuação no campo dos direitos humanos. Além disso, buscou-se contemplar os participantes vinculados às universidades da AUGM, conforme regulamento das Escolas de Verão da Associação.

A oferta do curso é a primeira atividade da Cátedra de Direitos Humanos, que foi lançada em outubro passado no âmbito da AUGM, entidade que reúne instituições de ensino superior do Brasil (incluindo a UFMG), da Argentina, do Uruguai, do Chile e do Paraguai.

Para a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga, que compõe o Comitê acadêmico da Cátedra, "a proposta é ampliar a participação em ações conjuntas e articuladas às pautas dos direitos humanos. A Cátedra e a Escola de Verão são exemplos disso".

O curso
A Escola de Verão reunirá estudantes, profissionais, servidores docentes e técnico-administrativos em educação, gestores, representantes de movimentos sociais e de políticas públicas, além de participantes de países latino-americanos. As aulas serão ministradas em português e espanhol por docentes da UFMG, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidad Nacional del Litoral (Argentina) e da Universidad de la Republica (Uruguay).

Com carga horária de 34 horas/aula, os encontros vão oferecer uma formação em direitos humanos com abrangência multidisciplinar sob perspectivas históricas, políticas, sociais, educacionais, jurídicas, subjetivas e culturais. Certificados serão disponibilizados aos participantes que concluírem, no mínimo, 80% das atividades.

Com Assessoria de Comunicação da Proex