Pesquisa e Inovação

Professor da UFMG é novo membro honorário de academia americana de engenharia ambiental

Marcos von Sperling (à direita) em cerimônia realizada neste mês, em Washington, nos Estados Unidos
Marcos von Sperling (à direita) em cerimônia realizada neste mês, em Washington, nos Estados Unidos Arquivo pessoal

O professor Marcos Von Sperling, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Escola de Engenharia, recebeu, em abril, o título de Membro Honorário Internacional da American Academy of Environmental Engineers and Scientists. O pesquisador é o primeiro brasileiro escolhido pelo conselho de curadores da entidade, sediada nos Estados Unidos, para integrar a academia.

Desde 2014, o título é entregue, anualmente, a pesquisadores que tenham contribuído de forma consistente para o avanço da proteção ambiental ou da saúde humana em seu país. “Essa indicação, além se ser um reconhecimento ao meu trabalho pessoal, também representa a valorização das pesquisas científicas em um país em desenvolvimento como o Brasil”, afirma o professor.

Sperling é doutor em Engenharia Ambiental pelo Imperial College (Inglaterra) e mestre em Engenharia Sanitária pela UFMG. Também integrante da International Water Association, ele desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação e controle de processos de tratamento de esgotos e poluição das águas.

Academy of Environmental Engineers and Scientists é uma associação sem fins lucrativos que reúne pesquisadores dos campos da engenharia e ciências ambientais. A entidade oferece treinamentos por meio de workshops e seminários, patrocina conferências universitárias e publica um periódico e outros materiais de referência na área.