Pesquisa e Inovação

Professor emérito de Harvard, da área de análise da paisagem, fará palestra na Escola de Arquitetura

O professor Carl Steinitz, da Harvard Graduate School of Design (EUA), fará palestra aberta ao público, no dia 6 de julho, a partir das 17h, na Escola de Arquitetura, e estará presente em lançamento de livros na Casa do Baile, na Pampulha.

A pesquisa de Steinitz tem o objetivo de aperfeiçoar os métodos de tomada de decisão usados por projetistas na análise e disposição de recursos em grandes dimensões territoriais. O professor é pioneiro na aplicação de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) em arquitetura da paisagem. Steinitz atua há quase 50 anos na Universidade de Harvard, da qual é professor emérito.

No dia 3 de julho, Steinitz participa, na Casa do Baile, do lançamento da edição em português do seu livroUm framework para o geodesign: alterando a geografia através do design, e da coletâneaTecnologias de geoinformação para representar e planejar o território urbano, de autoria de grupo de pesquisadores da UFMG, Udesc, PBH, Unica (Itália), Polito (Itália), SDSU (EUA) e Iastate (EUA). A organização do volume é da professora Ana Clara Moura, que também assina a tradução do livro de Steinitz. Na ocasião, o professor falará sobrePaisagem e cultura.

No dia 6, Carl Steinitz vai ministrar, na Escola de Arquitetura, a palestra Geodesign: metodologia para projeto colaborativo da paisagem. A apresentação, assim como o lançamento dos livros, integra o 1º Workshop Internacional Geodesign de Futuros Alternativos para o Quadrilátero Ferrífero, que vai reunir, de 3 a 9 de julho, empresas, instituições, acadêmicos e pesquisadores em palestras, aulas públicas e trabalhos de campo. Para as outras atividades do workshop, as inscrições foram encerradas.