Professor Lincoln Andrade é o novo regente do Ars Nova

Lincoln Andrade, professor de regência na UFMG, foi maestro dos corais Madrigal Brasília e Lírico de Minas Gerais
Lincoln Andrade foi maestro dos corais Madrigal Brasília e Lírico de Minas Gerais Paulo Lacerda

O professor e maestro Lincoln Andrade assumiu interinamente a regência do Ars Nova – Coral da UFMG, em substituição a sua colega de Escola de Música, Iara Fricke Matte, que se afastou da função para desenvolver estudos de pós-doutorado nos Estados Unidos e na Europa. Fundado em 1959, o Ars Nova é referência na área de canto coral no Brasil e no exterior. Após um hiato de quatro anos, retomou suas atividades em 2013, com apresentações dentro e fora do país.

Doutor em regência pela Universidade do Kansas e mestre em regência coral pela Universidade do Wyoming, ambas nos EUA, Lincoln dirigiu o Centro de Educação Profissional da Escola de Música de Brasília, foi diretor musical do grupo Invoquei o Vocal e regente do Madrigal de Brasília e do Coral Lírico de Minas Gerais. Ganhou prêmios internacionais e realizou concertos no exterior. É produtor e apresentador do programa Conversa de músico, na TV Senado.

Iara é regente e diretora artística do grupo desde 2013, quando o coral retomou suas atividades. Desde então, o Ars Nova realizou mais de 90 concertos gratuitos e flashmobs, cantou em São Paulo e Rio Grande do Sul, gravou CDs e um DVD e conquistou prêmios como o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento e o terceiro lugar no 34º Festival Internacional de Música de Cantonigròs (Espanha, 2016).