Arte e Cultura

Livro aborda ‘relações adulto-criança’ e a importância do ‘brincar imaginativo’

​Professora Marina Marcondes Machado, da EBA, reunirá colegas da UFMG, nesta quarta, para o lançamento, que será seguido de roda de conversa

Livro 'Para as crianças de agora'
Capa do livro 'Para as crianças de agora' Imagem: Reprodução de capa

Nesta quarta-feira, 14 de junho, às 18h30, será lançado o livro Para as crianças de agora: Uma perspectiva artístico-existencial, de Marina Marcondes Machado, professora do curso de teatro da Escola de Belas Artes. “O livro tematiza as relações adulto-criança, com foco na importância do brincar imaginativo, objeto de minha pesquisa artística e acadêmica desde a década de 1980”, explica a autora.

O lançamento será na Livraria do Belas, que fica na Rua Gonçalves Dias, 1.581, no bairro Lourdes. Outros professores da UFMG participarão do evento, em que ocorrerá uma roda de conversa sobre a temática da obra. Os debatedores serão Ricardo Carvalho de Figueiredo, do curso de teatro e da pós-graduação da Escola de Belas Artes, e Eugênio Tadeu Pereira, docente aposentado da EBA e artista cênico do grupo Serelepe.

A conversa será mediada por Vinícius da Silva Lírio, professor do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FaE). Doutor e mestre em artes cênicas, Vinícius é encenador, ator e performer e também atua na orientação dos estágios de teatro da Escola de Belas Artes.

Brincar imaginativo
Na companhia desses docentes – e “de modo informal e brincante”, conforme adianta a autora –, “vamos conversar sobre a importância do brincar imaginativo, na infância e em todas as idades. Vamos tematizar os anos de pandemia e a grande dificuldade vivida no convívio entre adultos e crianças no confinamento e discutir o que pode o fazer artístico nos dez primeiros anos de existência, em ciclos de alegria e luto”.

Marina Marcondes Machado, professora do curso de teatro da EBA
Marina Marcondes Machado: exercícios imaginativos e solucionaisFoto: Somos UFMG

Marcondes ainda faz saber que seu livro dialoga diretamente com um evento de extensão denominado Arte, existência e infâncias plurais: Núcleo de pensamento e ações. Sob a coordenação dela, essa ação ocorrerá mensalmente na Escola de Belas Artes; a programação ainda está por ser divulgada, e uma das atividades se constituirá justamente de “rodas de conversa com adultos sobre diferentes temáticas acerca das crianças de agora”.

Reconectar-se com a infância
“A autora chama a atenção para o quanto o foco da criança está sempre no agora, no presente, ao contrário dos adultos, que têm dificuldade mental de se desconectar de suas preocupações, do que deixaram de fazer ou do que precisam fazer. Isso cria um obstáculo na comunicação que impede que o adulto transmita o que deseja à criança”, anota-se no site da editora Perspectiva. Nesse sentido, o livro traz exercícios imaginativos e situacionais, para ajudar os educadores e outros profissionais que trabalham com crianças a se reconectar com a infância.

“O livro é voltado para educadores e outros profissionais que trabalham com crianças, principalmente na segunda e na terceira infâncias, e precisam reaprender a experimentar o mundo como as crianças de forma a se comunicar melhor com elas e melhor transmitir seus conhecimentos de adulto”, explica-se. A obra propõe uma abordagem baseada na fenomenologia e na psicologia e discute a formação dos profissionais que lidam com essa faixa etária com base na experiência da própria autora.

Livro: Para as crianças de agora: Uma perspectiva artístico-existencial
Autora: Marina Marcondes Machado