Extensão

Professores da EBA lançam podcast com narrações de textos literários

Estudantes do curso de teatro participam voluntariamente da produção; primeiro episódio já está disponível

Mariana e Maurilio são professores do Departamento de Artes Cênicas  da UFMG
Mariana e Maurilio são professores do Departamento de Artes Cênicas da UFMG Arquivo pessoal

Os professores Maurilio Rocha e Mariana Muniz, da Escola de Belas Artes (EBA) da UFMG, estão produzindo o podcast Palavra falada, com a intenção de se manterem conectados com seus estudantes e agregarem conteúdos durante a quarentena forçada pela pandemia do coronavírus. Os episódios são contêm a narração de textos literários de estudantes de graduação em Teatro. A série, aberta na última semana, está disponível nas plataformas SoundCloud e Spotify.

A ideia surge como desdobramento de trabalho que vinha sendo feito desde o segundo semestre de 2019, no qual os estudantes enviavam pequenos áudios pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, e os professores trabalhavam questões técnicas, de expressão e pronúncia. “Escrevemos livros didáticos na área da arte para escolas básicas desde 2015, e, nessas obras, a relação entre arte e tecnologia é muito importante. Já tínhamos vários projetos que poderiam ser adaptados para o ensino superior, e a escolha pelo podcast possibilita que os estudantes treinem suas habilidades expressivas e comunicativas”, explicam os professores.

Os episódios serão postados semanalmente, às terças, com duração de média de 15 minutos. A leitura e a seleção dos textos literários são feitas pelos estudantes, e os professores comentam, observando a expressão, a pronúncia e a comunicação dos alunos com quem escuta.

Adesão e participação
Aproximadamente 25 estudantes participam de forma voluntária e enviam as gravações pelo aplicativo de mensagem. Segundo os professores, as gravações são feitas em ambientes diferentes, e isso dificulta a produção do podcast, pois é preciso tratar o som e padronizá-lo.

Para a estudante do quarto período de Teatro Barbara Lima, um dos problemas foi encontrar um momento de silêncio na hora da gravação, o que a fez produzir na madrugada. Segundo ela, o grande desafio da iniciativa é encontrar a melhor forma de levar um conteúdo a quem não tem o hábito de ler poesia, prosa, poema, ou mesmo de ouvir. “Nós temos que dizer o texto de uma forma que chegue às pessoas, para que elas continuem apreciando essa arte e também para conquistar novos ouvintes”, afirma.

Maurilio Rocha e Mariana Muniz, professores do Departamento de Artes Cênicas, são casados, o que facilita a continuação do projeto após o período da quarentena. “É um processo muito divertido. Obtivemos uma resposta positiva dos estudantes e pretendemos até incluir como matéria optativa. É também uma forma de ampliar o mercado de trabalho para os alunos”, destacam.

Os alunos do curso de Teatro da UFMG que tiverem interesse em participar do projeto podem entrar em contato pelo e-mail palavrafaladaufmg@gmail.com.

Samuel Resende