Pesquisa e Inovação

Professores da UFMG participam de seminários sobre papéis do direito em práticas de inclusão

Eventos acontecerão no Reino Unido

A Universidade de Kent e a UFMG promovem amanhã (quarta, 8) em Canterbury, Reino Unido, os Seminários Avançados de Pesquisa Papéis do direito em práticas de inclusão na América Latina e União Europeia: Alternativas metodológicas e interseccionalidades. O encontro resulta de projeto de pesquisa colaborativa iniciado em abril de 2015 e financiado pela British Academy of Humanities e Social Sciences, no âmbito do Programa de Mobilidade e Parcerias Internacionais.

A UFMG será representada pelos professores Fabrício Bertini Pasquot Polido, Marcelo Maciel Ramos e Pedro Augusto Gravatá Nicoli, da Faculdade de Direito, que discutirão direito internacional, inclusão social e sociedade global do conhecimento; os papéis do direito na promoção de igualdade e emancipação humana e as relações entre exclusão, direito social e margens no mundo do trabalho.

"A análise de questões teóricas e estudos de casos sobre as funções do direito para práticas de inclusão, em escala regional e global, é uma das agendas mais ambiciosas e necessárias na atualidade", afirma Fabricio Polido, que é um dos coordenadores do projeto, ao lado da professora Toni Williams, de Kent. Segundo ele, o projeto Kent-UFMG mostra a relevância da pesquisa colaborativa em nível transnacional e tem o privilégio de contar com o apoio da Academia Britânica, uma das mais importantes entidades de apoio a pesquisas nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais.

Além do empreendimento que une Kent e UFMG para a América Latina, foi aprovado apenas mais um pela Academia Britânica, na área de direito: a Universidade de Ulster, também do Reino Unido, e a Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) investigam o tema relacionado ao Oriente Médio.

Até outubro de 2018, o projeto Direito e Práticas de Inclusão Social e Econômica na América Latina e União Europeia se dedica à investigação de técnicas e instrumentos normativos para implementação de políticas de inclusão social e econômica nos ambientes global e doméstico. Os pesquisadores realizam eventos, elaboram cursos e módulos educacionais sobre o tema e trabalham para consolidar estrutura internacional de pesquisa e mobilidade acadêmicas nesse segmento.

Interação
A iniciativa foi concebida para reforçar a interação entre os centros de pesquisa da Kent Law School, da Faculdade de Direito da UFMG e seus programas de pós-graduação em Direito. A Universidade de Kent é uma das instituições de ensino mais importantes no Reino Unido, com acadêmicos premiados em áreas do direito como os estudos críticos, sociolegais, internacionais, comparados e de gênero e sexualidade.

Os resultados da pesquisa serão divulgados por meio de artigos em revistas, em formato digital e com acesso aberto, incluindo um relatório de coautoria sobre a execução das políticas de inclusão social e econômica pelos instrumentos normativos das regiões. A intenção dos coordenadores é compartilhar os resultados de pesquisa com órgãos da União Europeia e Brasil, academia, ongs e setor privado.

Em junho deste ano, pesquisadores do projeto participarão do Encontro Anual da Associação de Direito & Sociedade (Law and Society Association), na Cidade do México.