Notícias Externas

Programa Conexões celebra o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Brasil ocupa 13º lugar no ranking mundial de produção científica

As universidade públicas são imprescindíveis para o avanço científico no país
Universidade públicas são imprescindíveis para o avanço científico no país Reprodução / Pexels

No dia 8 de julho, é celebrado o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico. A data marca o dia em que foi fundada uma das principais instituições dedicadas à pesquisa no país, a Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC). A importância do dia está na oportunidade de aproximação entre a sociedade e a ciência, promovendo uma visão mais aberta da diversidade da frente científica no Brasil e reiterando a importância da defesa da pesquisa.

No Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, o programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, recebeu o professor Luciano Mendes, da Faculdade de Educação da UFMG, e também secretário da SBPC Minas. O professor falou sobre a importância da data, o avanço do negacionismo, o papel das universidades e a comunicação entre ciência e sociedade.

“O Brasil sempre esteve em produção constante. Mesmo nos momento de melhores financiamentos, o país investia pouco mais de 1% de aplicação do PIB em ciência e tecnologia, enquanto os outros investem 2 ou 3% ao ano. Então nossos recursos sempre foram muito baixos. Ao mesmo tempo, há uma produção que mostra que se a sociedade brasileira e os governos aplicarem recursos em ciência e tecnologia, o Brasil tem condições de dar um salto de desenvolvimento”, defendeu.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Luíza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael