Notícias Externas

Programa Conexões aborda retomada do poder pelo Talibã no Afeganistão

Professor da PUC Minas Danny Zahreddine, especialista em oriente médio, analisou o contexto político e histórico do país

Mercado a céu aberto em Cabul, capitão do Afeganistão, antes da queda da cidade para o Talibã
Mercado a céu aberto em Cabul, capitão do Afeganistão, antes da queda da cidade para o Talibã UNAMA/Torpekai Amarkhel / Fotos públicas / CC BY-NC 2.0

Após conquistar uma série de províncias no último mês, o Talibã assumiu o controle do palácio presidencial de Cabul nesse domingo, recuperando o poder sobre o Afeganistão. Vinte anos depois do fim do primeiro regime do grupo, o Talibã encontrou pouca resistência na retomada do país, após a retirada das tropas estadunidenses do território afegão. A vitória marca o fim da guerra iniciada pelo então presidente dos Estados Unidos George Bush, em 2001, após o atentado de 11 de setembro. Imagens publicadas nas redes sociais e em outras mídias mostram que a situação em Cabul é de caos extremo, com uma multidão de afegãos buscando uma alternativa para deixar o país. 

A retomada de poder pelo Talibã no Afeganistão foi tema de entrevista no programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 17. Em conversa com a jornalista Luíza Glória, o professor Danny Zahreddine, do Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Oriente Médio e Magreb (Geomm), explicou o contexto político e histórico do Afeganistão, a formação do Talibã e falou das condições de vida da população afegã. 

“Em países democráticos, quando há uma mudança de governo, as pessoas já ficam apreensivas. Imagine em um lugar onde a memória coletiva é de execução sumária, apedrejamento, é de uma interpretação do Corão que remonta ao século VII. É assustador e esse grupo representa isso. Nós não temos condições de prever como vai ser, mas há uma preocupação maior em tentar minimizar essa impressão. Nós temos que acompanhar e [o cenário futuro] é muito imprevisível”, explicou. 

Ouça a entrevista com Danny Zahreddine no Soundcloud.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Luíza Glória
Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael