Arte e Cultura

Programa da TV UFMG exibe produções audiovisuais da comunidade acadêmica

Panorâmica, um movimento de câmera, normalmente na horizontal, é recurso usado para descrever um ambiente. Em outro sentido, define uma visão amplificada sobre algum assunto. As duas acepções são contempladas pela proposta do novo programa da TV UFMG, que reúne produções audiovisuais realizadas por integrantes da comunidade universitária.

Mensal, o programa Panorâmica, que já exibiu documentários da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e da Escola de Arquitetura, apresenta, nesta terça-feira, 18, três episódios da série Professor artista, produzidos pelo Laboratório de Arte e Tecnologias para a Educação (Innovatio), vinculado à Escola de Belas Artes. Os filmes abordam as diversas modalidades artísticas com as quais os docentes da Unidade trabalham, como desenho, pintura, cerâmica, fotografia, gravura, intervenção urbana, tecnologias contemporâneas e teatro. (assista ao vídeo no alto desta notícia)

“O objetivo é criar um ambiente de discussão e exibição de produções audiovisuais e fomentar o uso delas como ferramenta de ensino, pesquisa e extensão na UFMG”, explica a produtora Ana Fatorelli.

Por meio da iniciativa, estudantes de graduação, pós-graduação, professores, e servidores técnico-administrativos ganham um espaço para dar visibilidade a seus trabalhos. "No entanto, mais do que um registro audiovisual, as produções precisam ser utilizadas como ferramenta de ensino-aprendizagem ou pesquisa", reforça a produtora.

Em sua edição do mês passado, Panorâmica exibiu documentários sobre bairros de Belo Horizonte e vídeos sobre objetos interativos feitos por alunos de arquitetura e urbanismo.

Curadoria
A equipe da TV UFMG é responsável pela curadoria das produções e, após a escolha dos conteúdos, realiza entrevistas com os coordenadores, nas quais eles discorrem sobre as ideias que orientaram os trabalhos.

Além de exibido no Canal Universitário (12, da NET, 14, Oi TV), às terças e quintas, às 12h15, às quartas e sextas, às 19h30, e aos sábados, às 20h, Panorâmica pode ser assistido no canal do Youtube da TV UFMG. Os teasers das edições anteriores estão disponíveis na página da emissora no Facebook.