Notícias Externas

Programa Expresso 104,5 discute aumento de casos de infecções por Covid-19

Afrouxamento das medidas de isolamento social causou aumento no número de casos e internações, principalmente entre jovens

Taxa de retransmissão do coronavírus em Belo Horizonte está acima de 1, que indica aceleração do contágio.
Taxa de retransmissão do coronavírus em Belo Horizonte está acima de 1, que indica aceleração do contágio. Foto: Alexandre Mota

No Brasil, vários estados e cidades vem registrando aumentos no número de infecções por Covid-19, causado principalmente pelo afrouxamento das medidas de isolamento social e a reabertura de bares, restaurantes e do comércio.
Belo Horizonte está desde o início de novembro com uma taxa de retransmissão do coronavírus acima de 1, que indica aceleração do contágio, e nível de alerta “amarelo”, segundo o monitoramento da prefeitura. O prefeito Alexandre Kalil afirmou que o comércio continuará aberto, mas ameaçou fechar estabelecimentos e prender os donos dos locais que desrespeitarem as medidas sanitárias. 
Pessoas mais jovens tendem a manifestar sintomas mais leves de Covid-19, ou são assintomáticas, o que pode trazer uma falsa sensação de segurança. Porém elas transmitem a doença, podem transmitir para um pessoa dos grupos de risco e  contribuem para manter o vírus em circulação.
Para falar sobre o momento atual da pandemia no Brasil, as festas de final de ano e a forma de agir diante desta situação, o programa Expresso 104,5 recebeu o professor titular da Faculdade de Medicina da UFMG, infectologista e sanitarista, Geraldo Cunha Cury.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Filipe Sartoreto

Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória