Notícias Externas

Programa Memória do Mundo abre chamada para novas candidaturas

O Comitê para a América Latina e Caribe do Programa Memória do Mundo (Mowlac) da Unesco tem chamada aberta para proposições de registro até 31 de agosto. As candidaturas devem ser enviadas em duas cópias nas línguas inglesa e espanhola, no formato de documento, arquivo ou coleção audiovisual.

A candidatura visa avaliar a incorporação, ao Registro Memória do Mundo da América Latina e do Caribe, de documentos ou conjuntos documentais, de natureza arquivística, bibliográfica ou audiovisual, pertencente a países da região, que tenham relevância para a memória coletiva da sociedade latino-americana e caribenha.

O registro confere visibilidade mundial ao patrimônio avaliado e à instituição na qual ele se encontra. "Trata-se de um instrumento de reconhecimento do patrimônio bibliográfico e documental de empresas e instituições", afirma a bibliotecária da UFMG Diná Araújo, recentemente nomeada como membro do Mow-Brasil.

Mais informações sobre a candidatura ao Mowlac 2016 podem ser obtidas pela internet.

Programa memória do mundo

O Programa Memória do Mundo foi criado em 1992 com o objetivo de preservar e difundir documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor. A intenção é despertar a consciência coletiva para a importância de preservar os registros da evolução dos descobrimentos, conquistas e do pensamento da sociedade humana.