Notícias Externas

Noite Ilustrada repercute morte do cineasta Nelson Pereira dos Santos

Diretor foi personagem fundamental do Cinema Novo, que revolucionou o audiovisual brasileiro nos anos 60

Cineasta ocupava cadeira na Academia Brasileira de Letras
Cineasta ocupava cadeira na Academia Brasileira de Letras Anselmi Juan / CC BY-SA 3.0 / Wikimedia: https://bit.ly/2HxAgWv

Morreu no último sábado, 21, o cineasta paulistano Nelson Pereira dos Santos. Personagem fundamental do Cinema Novo, movimento que revolucionou o cinema brasileiro nos anos 60, Nelson Pereira dirigiu os clássicos Rio 40 Graus e Vidas Secas, esse último inspirado na obra homônima de Graciliano Ramos.

O diretor de cinema Nelson Pereira dos Santos também ocupava a cadeira de número 7 na Academia Brasileira de Letras, sendo o primeiro cineasta a ingressar na instituição.

No programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, a pesquisadora de cinema Cláudia Mesquita, professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG, falou sobre a importância desse diretor para o cinema brasileiro. A entrevista foi ao ar nesta terça-feira, 24.

“O primeiro longa-metragem de Nelson Pereira dos Santos, o Rio 40 graus, foi feito de maneira cooperativada entre os participantes, com pouquíssimo dinheiro, com equipamento emprestado. Não por acaso, teve um impacto tremendo e chegou a ser censurado, porque mostrava um Rio de Janeiro invisibilizado, o avesso do Rio do cartão postal. Foi extremamente renovador em termos de dramaturgia”, destacou.

ouca-a-conversa-com-luiz-fernando-freitas-24-04-2018.mp3