Institucional

Programa vai apoiar projetos acadêmicos de inclusão e acessibilidade

Inscrições até 17 de fevereiro

Visita guiada em Libras no Espaço do Conhecimento
Visita guiada em Libras no Espaço do Conhecimento Kayke Quadros / Espaço do Conhecimento UFMG

Servidores técnico-administrativos e professores da UFMG têm até 17 de fevereiro para submeter propostas ao edital do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa).

Lançado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), em parceria com as pró-reitorias de Graduação, de Assuntos Estudantis, de Extensão e de Pesquisa, o programa contemplará projetos de ensino, pesquisa e extensão que incentivem a construção do conhecimento sobre inclusão e acessibilidade.

Como requisito para inscrição, os projetos devem promover o estudo e a construção de ferramentas e metodologias de ensino destinadas a pessoas com deficiência e a formulação de ações que busquem reduzir ou eliminar barreiras que dificultem o acesso, a permanência e a participação da pessoa com deficiência em diferentes ambientes.

Cada projeto poderá solicitar de duas a seis bolsas para alunos de graduação. Além de novos projetos, também serão aceitos pedidos de renovação de ações em andamento no âmbito do edital de 2015.

O resultado da seleção será divulgado no dia 8 de março. Os projetos aprovados deverão ser executados de março a dezembro de 2017.

O edital e outras informações sobre o Pipa 2016 estão disponíveis no site do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.