Extensão

Projeto da Enfermagem visa melhorar gestão de leitos de covid na região de Mariana

Iniciativa busca formar lideranças nos hospitais afetados por rompimento em barragem

O Hospital Monsenhor Horta, de Mariana, é uma entre as seis unidades que já aderiram ao projeto
O Hospital Monsenhor Horta, de Mariana, é uma das seis unidades que já aderiram ao projeto Arquivo do HMH

Para implementar melhorias na gestão dos leitos destinados a pacientes com covid-19 na região do município de Mariana, professores e estudantes da UFMG e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) promovem capacitação e desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). A parceria, que também visa promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), é apoiada pelo Ministério Público do Trabalho e da Vara da Justiça do Trabalho de Ouro Preto.

Na UFMG, as professoras Carolina da Silva Caram e Meiriele Tavares Araújo, do Departamento de Enfermagem Aplicada, da Escola de Enfermagem, são as responsáveis pelo projeto. De acordo com elas, o trabalho será organizado em três etapas: Formação de lideranças; Implementação de melhorias de processo por meio do Lean healthcare (metodologia que reduz desperdícios e promove aprimoramento contínuo) e Desenvolvimento tecnológico.

As atividades terão início no segundo período letivo de 2021, e o atendimento, gratuito, é destinado aos hospitais afetados direta ou indiretamente pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana. O projeto já tem adesão do Hospital Monsenhor Horta (Mariana), Hospital Márcio Cunha (Ipatinga), Hospital São José e São Camilo (Aimorés), Hospital Jaques Gonçalves Pereira (Belo Oriente), Hospital e Maternidade Vital Brazil (Timóteo) e Hospital Municipal de Governador Valadares.

Novas unidades podem aderir, por meio de contato com a equipe responsável no endereço projetoliderancas@ufop.edu.br. Conheça mais sobre a iniciativa  no site do projeto e no perfil no Instagram.