Projeto de extensão da UFMG vence prêmio de Comunicação

‘Como ler infográficos’ ficou em primeiro lugar na categoria ‘Produção interdisciplinar – Projetos de extensão, na região Sudeste

Iniciativa lança mão de infográficos relacionados à pandemia para abordar a interpretação desse recurso Acervo do projeto de extensão

O projeto de extensão Como ler infográficos, desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, venceu o Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) da região Sudeste. O resultado foi divulgado em transmissão pelo canal da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) no YouTube, no dia 4 de agosto.

A região Sudeste teve 353 trabalhos inscritos, que concorreram a 83 prêmios por categorias neste ano. Na categoria que a UFMG venceu, Produção transdisciplinar – Projetos de extensão, foram cinco finalistas. As categorias do Prêmio Expocom são Jornalismo, publicidade e propaganda; Relações públicas e comunicação organizacional; Cinema e audiovisual; Transdisciplinar; Rádio, TV e internet. Todas são divididas em subcategorias.

O Prêmio Expocom, que gera uma exposição, é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Dividida em etapas local, regional e nacional, a premiação faz parte do Encontro Intercom Regiões que, neste período de pandemia, substitui os cinco congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Os vencedores de cada região disputarão o prêmio nacional no 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado em modo virtual de 4 a 9 de outubro. Organizado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o evento terá como tema Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania. O projeto Como ler infográficos foi o único da UFMG a vencer a etapa regional. Agora, concorrerá com os ganhadores da mesma categoria nas outras regiões do país.

O coordenador do projeto, professor Daniel Melo Ribeiro, comemora a conquista, que, segundo ele, atesta a relevância do tema da infografia no atual contexto de crise sanitária. “Concorremos com projetos de outras grandes universidades da região Sudeste, como a UFRJ, a Ufop e a UFF. O prêmio é um reconhecimento merecido para a equipe e contribui para reforçar as atividades de extensão da UFMG”, destaca.

Linguagem clara e precisa
Lançado em outubro de 2020, o site do projeto é um espaço seguro para orientar a leitura e recepção de infográficos, com linguagem clara e precisa, por meio de dicas práticas e didáticas. O projeto Como ler infográficos tem o propósito de estimular a reflexão sobre o uso da infografia na imprensa e o pensamento crítico sobre a sociedade.

A equipe do projeto explora alguns infográficos relacionados à pandemia para ajudar a compreender a mensagem que eles querem transmitir. As seções do site Como ler infográficos tratam das razões para a produção e o consumo de infográficos, de estudos sobre o tema, do papel dos infográficos na pandemia e da metodologia utilizada pelo projeto.

O projeto também tem perfis no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Assessoria de Imprensa da UFMG