Projeto de extensão da UFMG se dedica à capacitação e divulgação científica

Durante a pandemia, o 1000 Futuros Cientistas passou a investir em vários formatos de mídias online

O projeto produz podcast de várias áreas científicas como medicina, química e medicina
O projeto produz podcasts de várias áreas científicas como medicina, química e medicina Reprodução / divulgação

Buscando criar uma ponte entre pesquisadores da UFMG e estudantes da comunidade externa, o Departamento de Química da UFMG realiza o projeto 1000 Futuros Cientistas. O projeto de extensão, criado em 2018, atua inserindo estudantes do ensino fundamental e do ensino médio no espaço universitário, os convidando a realizar experimentos em laboratórios, assim como trabalha na divulgação da ciência, de projetos científicos e com diversos outros temas.

Na pandemia, o projeto teve que colocar uma pausa nas visitas, mas ainda sim mantém suas atividades. Além de divulgar uma série de posts educativos em suas redes sociais, o 1000 Futuros Cientistas também lançou o projeto de divulgação científica Ciência na Web. O projeto é formado por estudantes voluntários, de diferentes cursos, que publicam por meio dele textos, publicações e podcasts abordando temas como vacinas, projetos de jovens cientistas, entre outros.

O programa Expresso 104,5, desta segunda-feira, 12, convidou Karen Nunes, doutora em química e gestora do projeto Ciência na Web, para falar sobre o projeto de extensão 1000 Futuros Cientistas. Durante a conversa com o apresentador Filipe Sartoreto, ela contou a história do projeto, os produtos que ela produz e como surgiram os projetos de divulgação científica e capacitação.

“Dentro do projeto ciência na web nós confeccionamos produtos audiovisuais que vão para as redes sociais para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento científico que é produzido na universidade utilizando uma linguagem popular.”, explicou

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação de Filipe Sartoreto

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael