Pesquisa e Inovação

Projeto de extensão da UFMG trabalha temas relacionados à educação e saúde sexual

Iniciativas de estudantes dos cursos de Biomedicina e Farmácia ocorre por meio de publicações no Instagram

No dia do Orgulho LGBTQIA+, projeto abordou a diferença entre orientação sexual e de gênero
No dia do Orgulho LGBTQIA+, projeto abordou a diferença entre orientação sexual e de gênero Reprodução / Instagram

O Saúde e Sexualidade é um projeto de extensão vinculado à Escola de  Farmácia da UFMG, e tem o objetivo de esclarecer dúvidas e conscientizar o público sobre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e temas relacionados à sexualidade. Atualmente, o projeto realiza suas atividades no Instagram e traz uma série de publicações, abordando temas como formas de prevenção, métodos contraceptivos, vacina contra o HPV e também questões de gênero, sexualidade, feminismo e interseccionalidades. A iniciativa busca, por meio dessas informações, ajudar o público a se proteger, minimizar preconceitos, quebrar tabus e promover equidade entre os diferentes indivíduos e suas múltiplas formas de expressar a sexualidade.

O projeto é formado por alunos de Biomedicina e Farmácia da UFMG, e é coordenado pela professora Maria Gabrielle Rocha, da Faculdade de Farmácia, e pode ser acompanhado no Instagram.

Para falar sobre o projeto de extensão Saúde e Sexualidade, o programa Expresso 104,5 recebeu, nesta segunda-feira, 28, o estudante Pedro Martins, integrante do projeto e aluno do curso de Biomedicina da UFMG. Durante a conversa, o estudante falou sobre o estigma dos temas de saúde sexual, bem como sobre o aumento dessas doenças entre a população jovem.

“A prática sexual é natural do ser humano e de qualquer outro animal. A gente é biologico, e adolescentes quando vão amadurecendo vão procurar praticar o sexo, porque faz parte da vida. Abstinência sexual é pra quem quer fazer, não é a realidade de todo mundo, não adianta fazer campanha. O melhor jeito de prevenir uma IST é explicando como acontece, por quê, como evitar. A partir do momento em que eu peguei, como é o tratamento, se é fácil de fazer, como evitar que as pessoas com quem eu me relaciono vão pegar. Essa é a forma ideal”, explicou.

Produção: Alexandre Miranda, sob orientação Felipe Sartoreto

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael