Pesquisa e Inovação

Prorrogado prazo de submissão de artigos para novo dossiê da Revista da UFMG

Até 31 de agosto, autores poderão enviar artigos que versem sobre crises e transformações sociais na América Latina

gas
Chamada busca reunir trabalhos que abordem como as crises provocam, tornam visíveis ou são sintomas de mudanças sociais na região Imagem: Matheus Espíndola (gerada por IA)

O prazo para a submissão de artigos para o dossiê temático Enfrentando as crises da América Latina: tendências contemporâneas, experiências alternativas e abordagens emergentes, da Revista da UFMG, foi prorrogado para 31 de agosto de 2025. A chamada busca reunir trabalhos que abordem o modo como as crises provocam, tornam visíveis ou são sintomas de profundas mudanças sociais na região, e também como a mudança social induzida pelas crises é percebida e refletida por diversos atores sociais em diferentes campos, como a política, a economia, o território, a cultura e os movimentos sociais na América Latina e Caribe. As submissões devem seguir as diretrizes da Revista UFMG, disponíveis no site da publicação.

O dossiê se inspira nas experiências e debates promovidos ao longo dos seis anos de vigência do programa Cátedra, iniciativa do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) da  UFMG em parceria com o Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latinoamericanos Avançados (Calas), de Guadalajara, no México.

O programa reuniu especialistas em estudos latino-americanos interessados em pesquisar experiências de crises na região e em explorar possíveis caminhos para sua superação. Os temas tratados incluíram paz e violência, desigualdade social, crises ambientais, crise da democracia em tempos de polarização e outras tensões de identidades em sociedades plurais.

Submissões e critérios
Podem ser submetidos trabalhos acadêmicos e de pesquisa em todas as áreas do conhecimento nos idiomas português, espanhol ou inglês, com base pesquisa empírica ou teórica, ou revisão crítica sistemática e integrativa da produção científica e acadêmica na área. Serão aceitos apenas artigos científicos, com prioridade para trabalhos com abordagem inter ou transdisciplinar.

Leia mais.