Ensino

Questionário de monitoramento do ensino remoto continua aberto para preenchimento

Professores são o alvo da segunda etapa do processo

Dirigentes e professores da UFMG em fórum on-line realizado em agosto que discutiu questões relacionadas ao ensino remoto emergencial
Professores da UFMG em fórum on-line, realizado em agosto, que discutiu questões relacionadas ao ensino remoto emergencial Reprodução

Professores da Universidade têm até sexta-feira, dia 8 de janeiro, para responder ao questionário de monitoramento, disponível no sistema Minha UFMG, sobre suas experiências com o ensino remoto emergencial, implantado em agosto do ano passado.

As questões, objetivas, versam sobre a dimensão das tecnologias disponíveis, seus usos e os princípios do ensino remoto emergencial, conforme as diretrizes estabelecidas no Guia ERE e nas resoluções da Pró-reitoria de Graduação, aprovadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

Os estudantes já responderam ao questionário destinado a eles. Neste mês, será a vez dos servidores técnico-administrativos participarem do processo.

A primeira fase do monitoramento consistiu de pesquisa exploratória e direcionada aos colegiados de cursos. Os resultados estão disponíveis em relatório que traz uma análise qualitativa, por área e de abrangência geral, feita pela comissão que monitora e avalia o ensino remoto emergencial.  

Também participam da produção e organização do processo membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), representantes dos estudantes e servidores e a professora da Faculdade de Educação Suzana Gomes. O processo conta também com o suporte do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).