Pesquisa e Inovação

Questões de gênero na computação serão discutidas em ciclo de palestras a partir desta sexta

Para homenagear e discutir a situação das mulheres dos cursos de graduação e de pós-graduação em Ciência da Computação, minoria entre os pesquisadores da área no país, estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFMG promovem, durante este mês, ciclo de palestras no prédio do ICEx, no campus Pampulha.

Por meio de palestras às sextas-feiras, a partir das 10h, o evento estimulará discussões sobre dificuldades e conquistas femininas nas áreas ligadas à inovação e tecnologia. A série será aberta no próximo dia 10, às 9h, com uma mesa-redonda sobre políticas de gênero na computação, da qual vão participar as professoras Raquel Prates (UFMG), Cláudia Melo (UnB) e Silvia Bim (UTFPR) e o professor Sérgio Campos (UFMG).

Claudia Melo, da UnB
Claudia Melo, da UnB Arquivo pessoal

A partir das 14h, a professora Cláudia Melo, da Faculdade de Tecnologia da UnB, falará sobre o tema Gendered Inovation. O termo refere-se à análise de sexo e gênero em todas as fases de pesquisa, desde a básica até à aplicada, para estimular novos conhecimentos e tecnologias e promover a construção de um ambiente mais igualitário.

Silvia Bim, do Paraná
Silvia Bim, do Paraná Arquivo pessoal

Às 15h30, a docente Silvia Bim, do Departamento de Informática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, compartilhará as experiências do programa Meninas Digitais, desenvolvido, desde 2011, pela Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com a Universidade Federal de Maringá. Por meio de palestras, minicursos e encontros, a iniciativa tem como objetivo apresentar a área da computação como possibilidade de atuação profissional para meninas dos ensinos fundamental, médio e técnico.

As inscrições, gratuitas, são abertas à comunidade acadêmica e devem ser realizadas por meio deste link. Serão sorteados brindes de acordo com os números de inscrição.

Na página do evento no Facebook estão disponíveis a programação do ciclo e outras informações.